30/05/2007

O FURA-GREVES


Lamento furar esta greve mas não a sinto como minha.

Embora concorde com as reivindicações que a suportam, sinto que eu (e a maior parte dos que nos rodeiam) pertenço a outras batalhas. As batalhas dos que não têm direito a subsídio de desemprego nem a baixa remunerada, dos que descontando ou não para a segurança social não têm senão a segurança que possam pagar, a outros, privados, e portanto, tão solidários quanto aqueles que hoje viram o seu dia de greve pago por todos nós.

Contra a greve? Não. Antes contra esta divisão equívoca de estatutos e de deves e haveres que criam a ilusão de que Portugal é um estado democrático moderno e solidário com milhares ou milhões de profissionais independentes ou liberais (expressão macrocéfala… serve para tudo) que podem pagar a sua segurança social ao privado e ainda contribuir solidariamente para a dos outros no público. Maravilhosa república plena de médicos, arquitectos e advogados com os seus prósperos consultórios, ateliers e escritórios a somar lucro enquanto se banham nas águas quentes do Pacífico. Deve ser esta a imagem que o governo tem de todos nós, de recibo verde em riste e tão pouco solidários para com os mais carenciados.

Quanto ao discurso deste e dos outros governos acerca da produtividade, da inovação, da competitividade, do PIB, das taxas e dos dividendos, já sabemos a cantiga de cor. Já a cantavam aos nossos pais. Somos nós que pagamos porque a culpa é nossa. Agora como antes. Já nascemos culpados. Uma espécie de pecado fiscal original.

10 comentários:

rui disse...

não precisas de gritar que a malta não é surda. sabes bem como sou sensível aos sons muito altos e a tons agressivos ou irados.
Tens de ter mais cuidado com este teu velho amigo.

_____________________

No entanto esta tua manifestação faz-me lembrar o meu recente post "Reinterpretando Brecht".

http://anacruses.blogspot.com/2007/05/reinterpretando-brecht.html

As batalhas fazem todas parte da mesma guerra e deviam ser de todos.

fumando mata disse...

Ah pois é, bébé...
Lembremo-nos todos disso na próxima reunião dos intermitentes...

p.s.: este comentário deverá ser lido à intensidade máxima de 5 db utilizando apenas os primeiros 3 harmónicos da série. adagio. rubato.

rui disse...

bébé? ainda se fosse bebe...

Eu prometo que faço um post a alertar os funcionários públicos para a questão dos intermitentes na próxima reunião. Se houver... a avaliar pela união e pela capacidade de organização...

Rini Luyks disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rini Luyks disse...

Caro Fernando,

Gostei muito deste post teu apesar dos decibéis gráficos.
Afinal também tens a tua veia "Brechtiana", parece-me.
Eu não tenho direito a baixa remunerada, nem a subsídio de desemprego (e se tivesse não dava para nada). Tenho que pagar a segurança social ao estado, não tenho dinheiro para pagar ao privado (também não me interessa).
Por favor, veja o meu comentário ao teu post (muito a propósito) do dia 14 de Fevereiro, sobre os intermitentes. Acho que as reivindicações dos intermitentes também têm o seu lugar nesta greve!

P.S. Quem é o "fumando mata"? Estou a ficar um bocado farto destes comentários (semi-)anónimos... Identifique-se, por favor, para comunicarnos ou cala-se para sempre...

Rui Rebelo disse...

fumando mata é a alcunha do Fernando Mota na gíria dos meus filhos.

FM disse...

Rini,
Em relação à tua relação (ou ralação) com a Segurança Social, seria interessante expores mais informação, pois é deveras singular a forma como resolveste/adaptaste a situação. Eu simplesmente não pago, nunca paguei e espero nunca ter de pagar uma Segurança Social que não me protege em caso de doença ou desemprego. Seriam 150€ de pura solidariedade e eu não ganho para dar esmolas tão avultadas.

P.S.:Sim, "Fumando Mata" é a deliciosa alcunha que os filhos do Rui arranjaram para mim, a melhor que alguma vez tive. Mais um Verão na sua companhia e terei mesmo de deixar de fumar...

Rini disse...

Auténticos sábios, estes filhos!

Rui Rebelo disse...

pois é. foram bem ensinados...

Unknown disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ