29/05/2007

Alexander Scriabin



O post do Fernando com a imagem do telescópio espacial "Hubble" provocou-me uma associação com a música do compositor Alexander Scriabin (1872-1915), nomeadamente a obra "Prometheus - Poem of Fire".
Descobri este compositor na Festa da Música Russa no CCB em 2001.
Scriabin deixou-se inspirar por Chopin e Wagner, para ele existe uma relação entre música, cores e ideias (ver o círculo das quintas, fazer clique na imagem para melhorar a legibilidade).
Uma experiência interessante é tentar aplicar este "Círculo de Scriabin" à música que ouvimos. Os resultados podem ser surpreendentes!
Pode-se ouvir uma obra deste compositor : "Vers la Flamme, Poème, Opus 72", interpretado pelo grande Vladimir Horowitz em http://www.youtube.com/watch?v=A0nrg7Lqfak.
Com o aumento da impetuosidade da música, o pianista quase levanta voo na última parte!

4 comentários:

un dress disse...

nem de nome conhecia.

quanto a levantar VOO...


isso sim vale a pena !! :)




*

un dress disse...

quanto às cores...fascinNanTe...!

Anónimo disse...

caro Rui quanto ao desaparecimento de Alexandre Passos, acho que realmente ficamos todos a perder. Gostaria que lhe fosse prestada a legítima homenagem. Tive o previlégio de falar com ele e de ver um espectáculo apresentado por si, na Bienal de Évora. Fico muito triste apesar de saber que ele estava bastante doente há já algum tempo. Também não lhe sei adiantar muito mais, pois foi a partir da Bienal de évora que soube. Ainda bem que a Bienal o vai homenagear, foi um grande investigador, e um grande homem.

Anónimo disse...

Inventor do conhecido acorde místico (Do Fa# Sib Mi La Re)e grande virtuoso do piano apesar de ter as mãos muito pequenas.
Em criança tive um piano com as teclas pintadas como o Teclado sinestésico de Scriabin.
Gosto muito mais a preto e branco. E as fotos também...