03/01/2009

Viva Guilhermina, mas também: Viva a Viola da Gamba!








<




"Não era aconselhado às mulheres tocarem violoncelo (mas sim a Viola da Gamba), até ao fim do século XIX, por pretensas razões de indecência. Este argumento machista felizmente caiu em desuso. Uma das primeiras imagens existentes no princípio do século (XX) de uma violoncelista é Guilhermina Suggia (quadro de Augustus John, 1923), a primeira mulher de Pablo Casals".
(http://www.harmonie.net/us/index.html , discoveries - acoustic - the cello endpin )

Alegadamente foi uma "questão de espigão", esta discriminação entre violoncelo e viola da gamba como instrumento "aconselhável" para mulheres na Era Vitoriana. Eu gosto dos dois instrumentos, por isso faço uma discriminação positiva a favor da Viola da Gamba ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_da_gamba ).
Toda a gente já conhece o filme "Tous les matins du monde" (1991) com as interpretações de Jordi Savall (música de Marin Marais e Jean de Sainte Colombe), um fragmento em http://www.youtube.com/watch?v=pnriefsHKsQ .
No vídeo aqui acima uma peça do alemão Carl Friedrich Abel (1723-1787), interpretada por Nima Ben David.

5 comentários:

Rini Luyks disse...

Pequeno comentário algo malicioso.
Escolhi o vídeo de Nima Ben David:
1º porque ela tem uma fisionomia algo parecida com Rossy de Palma, uma das minhas actrizes almodovarianas preferidas;
2º porque assim tenho menos dificuldade de me concentrar na música tão excelentemente interpretada.

Lembro-me de um concerto na Festa da Música 2006 no CCB, acho foi do belga Sigiswald Kuijken com a sua orquestra La Petite Bande. Lembro-me sobretudo da actuação de uma tocadora de viola de gamba, uma brasa ruiva com muita desenvoltura nos movimentos. Consequência: não me lembro absolutamente nada da música. Acho que os maestros das orquestras deviam estar mais atentos, é inadmissível causar aflição ao público desta maneira!

Rui Rebelo disse...

Ok Rini, esse pode ser considerado primo. E como na votação apenas está escrito viola, pode-se considerar que engloba a da gamba.
A viola da gamba é sem dúvida um intrumento maravilhoso. Mas realmente a contrução apurada do violoncelo, proporciona um som muito mais quente e preciso.

Agora tenho de pensar em fazer campanha pela Harpa, o instrumento da corda solta, aquele que flutua...

Anónimo disse...

E na verdade dei um voto "primo", antes de votar "viola" com todo o respeito pelo instrumento.
Entretanto parece-me que alguém anda a aldrabar a eleição: de repente há 15 votos "piano", assim não dá!
Não é possível uma eleição tipo modelo petição, ou seja, com os nomes dos votantes à vista?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.