18/01/2009

Inland Empire (2006) & Eraserhead (1977) - David Lynch






Grande madrugada de cinema hoje para os amantes da obra de David Lynch: na RTP 2 a sua última e a primeira longa-metragem, entre as duas um intervalo de quase 30 anos.

"Inland Empire" - lindas imagens ("the film is like an art-installation, the destination is less significant than the journey", Jonathan Ross - BBC), grande papel de Laura Dern, actriz fetiche de Lynch e uma belíssima banda sonora (temas do próprio Lynch, Dave Brubeck, os compositores polacos Penderecki e Lutoslawski e no final a canção "Sinnerman" de Nina Simone, a ver em http://www.youtube.com/watch?v=GfCCIbIapMw ). Aqui um vídeoclip com fragmentos do filme.

"Eraserhead" - o primeiro filme de horror de Lynch e o preferido de Stanley Kubrick. Aqui uma cena emblemática com a canção "In heaven everything is fine" ("Lady in the Radiator"). Famosa é também a "chicken dinner scene": Henry (Jack Nance) é convidado para jantar na casa dos pais da sua noiva Charlotte (futura mãe de um bebé-mutante...), a ver em http://www.youtube.com/watch?v=bBpd5xy-vCY (aviso: não aconselhável a pessoas sensíveis).

4 comentários:

Rui Mota disse...

Um realizador de culto, o Lynch, apesar de nenhum destes filmes serem os meus favoritos. Prefiro o "Veludo Azul", o "Coração Selvagem", a "Estrada Perdida" ou o "Mulholland Drive", não falando já dessa série de culto chamada "Twin Peaks".

Anónimo disse...

Tem muito cunho norte americano...

Rini Luyks disse...

É verdade, Rui R., mas é deste género de "americanice" que eu gosto!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.