06/06/2007

Theremin - Clara Rockmore plays "The Swan" (Saint-Saëns)

7 comentários:

JOINCANTO disse...

Lindíssimo!

Aquilo que ela está a tocar e que não se vê, é serrote, não?
:)))

Abraços

indigente andrajoso disse...

tambem tenho um zingarelho desses, comprei um kit australiano...

da uma vista de olhos nesta pagina

http://www.obsolete.com/120_years/

Rui Rebelo disse...

fantástico o link. gracias.

e o teu zingarelho tem midi?

António Pires disse...

Arrepiante e belíssimo!! Tenho uma gravação do «The Swan» pela Clara Rockmore em theremin numa caixa curiosíssima de instrumentos estranhos, «Gravikords, Whirlies and Pyrophones» e, também de theremin, o triplo-álbum do Dr. Samuel J. Hoffman. E, claro!, o «Good Vibrations» dos Beach Boys, uma alusão directa às «boas vibrações» do theremin...

Fernando Mota disse...

Joincanto, como deves ter percebido pelo comentário do António Pires o instrumento chama-se Theremin e foi o primeiro instrumento a ser inventado que se toca sem se tocar realmente. O link do Indigente é um bom sítio para saber mais: http://www.obsolete.com/120_years/machines/theremin/index.html

António, há um disco da Clara Rockmore e da irmã dela ao piano com «The Swan» e outras pérolas de várias épocas. Comprei na Amazon e é uma das preciosidades da minha colecção. O do Dr. Samuel J. Hoffman não conheço. É um disco dedicado ao Theremin em particular?
Abraços e voltem sempre.

JOINCANTO disse...

Agradeço os esclarecimentos.

Não conhecia o dito instrumento e achei-o fascinante (o som é semelhante ao produzido pelo serrote, mas mais limpo e preciso).

Existem lições no youtube para aprender a tocar Theremin:

http://www.youtube.com/watch?v=cd4jvtAr8JM

Abraços

António Pires disse...

A caixa de três CDs do Dr. Samuel J. Hoffman é toda ela composta com gravações de theremin, uma reedição de discos editados originalmente nos anos 40. Vê aqui:

http://www.amazon.com/Dr-Samuel-J-Hoffman-Theremin/dp/B00000IJH7

Abraço