06/06/2007

Isaac Albéniz

Isaac Albéniz (1860-1909) para além de ter sido um compositor de referência e um virtuoso pianista e guitarrista, tem na sua biografia alguns episódios não oficiais mas bastante interessantes.

Conta-se que com apenas 10 anos embarcou clandestino num barco para a América do Sul e quando foi encontrado propôs-se a trabalhar tocando piano no salão de baile. Criança prodígio e pianista virtuoso rapidamente deixou perplexa toda a tripulação e os passageiros do navio. Ainda fez algum dinheiro e a partir daí foi contratado para repetir a proeza.

Outro episódio raro foi a tentativa de entrar para o conservatório de Paris com apenas 12 anos (onde a idade mínima de admissão eram os 16 anos). Conta-se que o pai estava quase a convencer os directores de que o rapaz com 12 anos já teria maturidade suficiente para entrar na prestigiada escola, quando a criança na sala ao lado a brincar com uma bola parte o vidro da porta da direcção e a bola vai direitinho à cabeça do Reitor. Acabaria por entrar no conservatório de Estrasburgo aos 16 anos.

Sem comentários: