05/06/2007

Dom Quixote Intermitente II

Vá lá, mais uma dose.

Carta à Direcção Geral da Solidariedade e Segurança Social, 7 de Agosto 2006.

Assunto: Isenção (parcial) de contribuições à Segurança Social.

"Exmos. Senhores,

Por meio de boletins noticiários televisivos fui hoje informado acerca de um regime contributivo especial (em relação à Segurança Social) de certas categorias da população, ou seja:
- os militares pagam 0% de contribuição;
- os padres pagam 4% de contribuição;
- os futebolistas pagam 11 % de contribuição,
valores muito abaixo dos mais de 25 % que paga este seu servidor Zé Povinho, músico em regime liberal. Parece-me uma situação muito injusta, uma vez que eu, tal como as categorias referidas, também dou a minha contribuição à esta "sociedade de espectáculo", ainda por cima sem vender ilusões como os "profissionais" acima referidos; sou músico num projecto da Fundação do Gil para humanizar as Pediatrias em Hospitais em todo o país.
Gostava então de saber qual é a justificação para a existência e continuação de tal situação. Mais: queria por este meio repetir a minha queixa d.d 8-9-2005 à CRSS - LVT - relações públicas - Margarida L. Monteiro em relação ao aumento brutal da contribuição do 1º escalão em 50%, consequência directa de uma fuga fiscal generalizada durante décadas por ausência de cruzamento de dados entre Finanças e Segurança Social, situação que só pode ser explicada por conivência dos sucessivos Governos.
Aguardando a sua resposta,

Com os melhores cumprimentos"

Sem comentários: