06/01/2007

Já cheguei...


Caro Rui, caro Fernando, é com muito prazer que aceitei o vosso convite para fazer parte do restrito grupo de colaboradores deste blogue. Será ao mesmo tempo uma honra e uma responsabilidade compartilhar este espaço virtual com as Suas Eminências. Houve uma pequena dúvida sobre o nome a escolher: o Rui achou que eu devia adoptar, tal como os outros colaboradores, o nome com que saí do ventre materno há mais de meio século, no entanto, eu queria ficar com a alcunha que já tenho na blogosfera. Aliás, o Fernando teve a amabilidade de não deixar às escuras os caros leitores deste blogue e revelou a minha identidade no seu post de 27 de Dezembro 2006. Logo a seguir, ao seu pedido, eu senti-me inspirado a revelar algumas peculiaridades linguísticas acerca do "perdão" em Holandês....
O nome "Palhaço do Xadrez" foi-me atribuido no Verão de 1993 por um jornalista do jornal desportivo "A Bola" . Ele viu-me no espectáculo "Tété, Sonho, Ilusão e Companhia" (uma produção do Chapitô, encenação de Fernando Gomes) e também já tinha reparado no meu nome no semanário "O Benfica" onde apareci como Benfiquista finalista no campeonato nacional individual de xadrez.
Desde então até agora tenho procurado honrar este epíteto tanto no xadrez como no mundo do espectáculo. No xadrez cheguei no ano passado ao estatuto de Mestre Nacional, mas infelizmente isto não garante minimamente a sobrevivência neste Desporto de Alta Competição (ao contrario dos casos de "Benfiquistas" em outras modalidades, estes muitas vezes sem amor à camisola...). No mundo do espectáculo este Palhaço salta de uma bóia para outra à procura da Salvação, como tantos outros, uma situação que já apontei no meu primeiro comentário neste blogue (post de 21 de Dezembro 2006).
Uma característica de um Palhaço é a sua irreverência e neste aspecto espero não desiludir, caros leitores!
De resto estou particularmente contente com a iniciativa dos Exmos. Senhores Dr. Partituras e Dr. Contratempos de abrir um "Consultório Musical" neste blogue (post de 31 de Dezembro 2006), eles podem contar com o meu apoio incondicional. Provavelmente, assim vai este país à beira mar plantado, vou ter de recorrer aos seus serviços com alguma frequência.

7 comentários:

Fernando Mota disse...

Uma entrada triunfante! Outra coisa não seria de esperar. Adoro a fotografia! Sinto-me honrado com a sua companhia, caro colega palhaço!

Rui Rebelo disse...

Faço minhas as palavras do FM e acrescento que me honria muito mais a tua identidade que a de qualquer outra.

É um prazer caminhar contigo nesta viagem, nova para todos nós.

Isto promete...

Anónimo disse...

Deves ter um relógio qualquer mal. provávelmente a hora do teu profile. está com o horários dos states...

E continuo a dizer que acho que devias assinar com o teu nome tal como eu e o FM

Rini Luyks disse...

O.K., caro Rui, depois de tanta insistência, um compromisso!?

Rini, Palhaço do Xadrez

Anónimo disse...

Eu só insisto para mudares o nome do profile que está junto aos nossos pois fica estranho nós assinarmos com os nossos nomes e tu não.

Anónimo disse...

O.K., I got the message.

Rui Rebelo disse...

i love when you speak english.

o teu post seguinte suscita muitas questões sobre o lixo estético e as leis mercantilistas selvagens.

o que poderemos discutir aqui sobre isso?