07/02/2009

A vida privada de Salazar

Governanta Maria de Jesus, cardeal Cerejeira, Salazar


Salazar e Maria de Jesus com a galinha Felismina....


Salazar na cama com o seu primeiro amor Felismina (com arfador ao vivo)


Três irmãs de Salazar: Marta, Maria Leopoldina, Laura

A jornalista francesa Christine Garnier


Então amanhã e segunda-feira vamos saber tudo sobre "A Vida Privada de Salazar" em dois episódios na SIC. Mal posso esperar....
Para começar a escolha de Diogo Morgado para o papel de Salazar, mas também o leque de actrizes a representarem as mulheres na vida do ditador promete.
Como aperitivo vou matar umas saudades: aqui acima imagens da peça de teatro "Longas Férias com Oliveira Salazar" (TNDM II, 2007), também com algumas das mulheres na vida de Salazar...(clicar para ampliar)


15 comentários:

Silvares disse...

Que dizer da distância na interpretação do ambiente salazarento? Alguém está a tentar ganhar dinheiro pondo o macacquinho a dançar na praça pública. E o macaquinho dança sempre que cai uma moeda no copinho. É o papel dele. É o que ele faz. Não lhe interessa a qualidade da música (o macaquinho não tem ouvido musical, apenas compreende que se dançar quando toca a música tudo está bem e recebe um prémio). Enfim, estamos na selva. Uma selva infestada de macaquinhos explorados por macacões.

Anónimo disse...

Rini,

Foi a propósito de um post teu sobre este espectáculo que aconteceu neste blog algo inédito: um critico a ser criticado e a responder a essa crítica.
mas proponho-te largares a má televisão portuguesa e vires gravar música lá no estúdio.

Rini Luyks disse...

Caro Rui,

Não estou asssim tão "viciado" na má televisaõ portuguesa.
O capítulo "Salazar" na SIC fica claramente na categoria "irritação agradável", nomeadamente em relação à "performance" do actor "santanete" Diogo Morgado.
Ver por exemplo o texto delicioso sobre o uso do nariz arrebitado pelo Dito Cujo no blogue de Pedro Fiuza (que se chama agora "El Diablo en el Ojo", link nas nossas "Harmonias"), posts de 3 e 30 de Agosto 2008.
De facto vou estar muito mais interessado nas "performances" do leque de mulheres: Soraia Chaves, Cláudia Vieira e especialmente uma luso-belga Helena Noguerra, a fazer o papel de Christine Garnier (na nossa peça em 2007 tão bem representada por Eva Fernandes).
Será que vou ter de dedicar um post a ela, como fiz com a luso-holandesa que ganhou ouro em Pequim (post 24 de Agosto 2008)!?

Nas últimas semanas, Rui, estive um pouco a fingir estar de férias. O cancelamento do trabalho de teatro em Janeiro foi um rude golpe nas finanças (não tinha marcado muito outro trabalho).
Entretanto apareceu-me um trabalho no Porto, uma peça do autor espanhol Juan Mayorga (ele já foi editado nos livrinhos dos Artistas Unidos, é o autor de "Hamelin"). Parecia-me muito interessante, mas infelizmente não consigo conciliar com o trabalho que já tenho até Maio.
Para gravar no teu estúdio o meu acordeão tem que levar um "conserto de afinação" a sério, as brincadeiras na peça "Imaculados" (as buzinas na auto-estrada, os "sons dramáticos" a acompanhar os múltiplos suicídios) deixaram-no num estado debilitado, embora ainda tocável. Afinação só em Março, em Fevereiro tenho muito trabalho felizmente (a solo e na Fundação do Gil).

Helena Velho disse...

Rini

isto é mesmo MÁ tv! até dá engulhos...
faça o desmame, olhe que isto é aditivo.

Abraços em sopro.

Rini Luyks disse...

Obrigado cara Maria Velho,

Não sei se foi claro...mas o meu "Mal posso esperar" foi no sentido irónico e também para provocar comentários como os anteriores.
"Faça o desmame", gostei dessa!
Mas ainda não tenho 55, acho que preciso de uma fase de chucha antes de beber o leite sozinho, pode ser!?

Mesmo assim vi o episódio de ontem.
A personagem de Salazar foi a caricatura esperada, mas pelo menos teve direito às carícias da eterna "Call Girl" Soraia C.
Pior a sorte do actor Sérgio G.: primeiro levou uma "botada" acidental, resultado de uma descida de cavalo impetuosa da dita senhora, a seguir uma bofetada de luva da mesma quando se queixou.
A vida de actor não é fácil.

Como também esperava: a performance da actriz luso-belga foi encantadora, ela também canta e bem, YouTubinos como "Je t'aime salaud" e "Morrer nos teus braços", mas se calhar será melhor não incomodar o publico anacrúsico com isso...

Rini Luyks disse...

Uma selva, caro Silvares.
Faz-me lembrar que o referido macaquinho de todos os serviços já esteve mesmo n'"A Selva", a contracenar com uma conceituada actriz quarentona brasileira que deve ter ficado muito feliz com um gigolo português a cair dos céus, lá na Amazónia.

Rini Luyks disse...

Cara Maria Velho,

Ai, acho que saltei uma fase no desmame: primeiro o biberão, claro, só depois a xuxa (de borracha, não aquela brasileira de carne e osso, já está muito gasta).

Helena Velho disse...

Caro Rini
não se deixe ficar estagnado(fixar) no estádio oral( Freud explica) 55 anos: ainda é muito novo!!!...olhe que da xuxa ao dedinho é um instante. e concordo consigo: a do brasil está boa para ser substituida, mesmo tendo silicone.

Rini Luyks disse...

"ESTÁDIO(!) oral" deve ser um lapso da língua freudiano (ou freudiana!?), cara Maria Velho, :)))
Isto é que vai uma açorda (orgiástica)!

Helena Velho disse...

não Rini não é nenhum lapso: estádio=patamar=fase=etapa de vida! bem quando fizer 56 eu envio-lhe a teoria da personalidade segundo S.Freud! nem sequer uma acto falhado é! mas a açordita vai sempre, bem!

Helena Velho disse...

arrependi-me e vou-lhe enviar hoje a teoria psicodinâmica de Freud. Prontos(s)!

Helena Velho disse...

pois...e um e.mail???não encontro
:(

Rini Luyks disse...

Peço desculpa, cara Maria Velho, tem razão, como estrangeiro em plena desmame só conhecia estádios de futebol. No entanto, no meu estado embrionário (Holanda, anos '70) já lia a obra de Wilhelm Reich, aluno de Freud...

Rini Luyks disse...

...em pleno desmame...

Pedro Fiuza disse...

já estou a ver que o Freud é uma recorrência geral!!! ele há coisas... bem, como me agradava dar uma olhadela a essa série. ai a nossa Eva Paula... a nossa Eva Paula... e a nossa mercearia...