O maestro Karl Richter no Dreifaltigkeitsorgel (Órgão da Trindade) da Basílica de Ottobeuren, isto deve trazer votos a este instrumento majestuoso! Aqui a primeira parte com a Passacaglia, a segunda parte com a Fuga em http://www.youtube.com/watch?v=TOnNMXPggVs .
A inscrição no órgão diz: "Laudate Deum in chordis et organo" (vídeo às 6 min. 20 seg.), podia ser o lema destas eleições!
Já dediquei um post ao grande intérprete Karl Richter (16 de Novembro 2007) a tocar a "Toccata & Fuga em Ré menor, BWV 565" no mesmo instrumento: http://www.youtube.com/watch?v=qMycbc7Lusw .
3 comentários:
Sem dúvida o mais majestoso dos instrumentos musicais. mas citando a wikipedia:
"O antepassado do órgão é o hydraulos, ou órgão hidráulico, inventado no século III a.C. pelo engenheiro grego Ctesíbio de Alexandria, responsável pelo cruzamento da flauta típica grega, o aulos, com o sistema hidráulico de injecção de ar compressorizado nos tubos.
Este instrumento esteve muito em voga no Império Romano. Tendo um som forte, era apto a usar-se ao ar-livre: em jogos, no circo, nos anfiteatros. Nesta altura o hydraulos era já denominado como organum hydraulicum em latim ou organon hydraulikon em grego.
O sistema hidráulico usou-se até ao século V, tendo surgido no século IV o sistema pneumático de foles. Trata-se do órgão pneumático. Como já não havia a componente hidráulica, o instrumento passou simplesmente a ser denominado Organus."
Ou seja: Até o ÓRGANON (o instrumento por excelência) é originário do AULOS (flauta).
Caros leitores, não vão em megalomanices musicais. VOTEM FLAUTA
Francamente, Rui, queres mesmo ganhar com maioria absoluta!?
O.K., um argumento mais consistente:
na Passacaglia oiça a frase do baixo sempre repetida, tocada com os pés. Já é uma melodia lindíssima em si, junto com os fraseados das mãos nos vários teclados, a música torna-se celestial, graças á combinação dos génios do compositor, do intérprete e de Karl Heinz Riepp (1710-1775) que demorou nove anos a construir esta sua obra máxima, um órgão com 66(!) registos. Ele deve ter conhecido o próprio J.S.Bach (1685-1750).
Nada em detrimento da performance da flauta, mas são simplesmente instrumentos de "campeonatos" diferentes! Tenho dito.
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