14/02/2009

Astor Piazzolla - Bandoneon - Tango Nuevo

Olhando para os resultados da votação até agora, acho que o bandoneon tem uma boa hipótese de ganhar a competição parcial dos aerofones livres, vamos ver se consegue ameaçar a flauta na classificação geral!

Aqui um "masterclass" de Astor Piazzolla sobre o Tango Nuevo (mais de 45 minutos em 5 partes, clicar duas vezes na imagem para procurar as outras partes na coluna do lado direito da página).

Na terceira parte Astor fala um pouco sobre a história e a técnica do bandoneon: "The person who wants to learn this instrument must be a little out of his mind!"

10 comentários:

Anónimo disse...

Genial o Piazzolla, sem dúvida. mas estamos a eleger um instrumento e não um instrumentista ou um compositor. É claro que o bandoneon é um instrumento maravilhoso, mas grande parte do seu encanto nos chegou a todos através da genialidade de Piazzolla. No "código genético" da música universal, o bandoneon estará sempre associado a Piazzola. Deveria, aliás passar a chamar-se Piazzoleon.

Com a devida reverência ao instrumento e ao mestre, sabemos que a flauta é um instrumento que está no adn de todos nós. É o arquétipo da melodia e o instrumento mãe de todos os aerofones.

sem mais,

rui

Anónimo disse...

vota bandoneo

Rini Luyks disse...

Ó Rui, este argumento não entendo. Se o bandoneon proporcionou a Piazzolla a possibilidade de mostrar o seu génio, isto parece-me um ponto muito a favor do instrumento. Idem para J.S.Bach e o órgão num post anterior.
A flauta é o melhor instrumento por ser mais "democrático"!?

P.S. Eu só votei duas vezes bandoneon até agora...e tu? (isto comece a ficar animado!)

Anónimo disse...

errata: se o bandoneon proporcionar...

Anónimo disse...

Caro Rini,

A flauta não é melhor instrumento por ser mais democrático. é-o pela pureza do som, pela simplicidade, pela beleza. é a nossa segunda voz...

Rui Rebelo disse...

eu ainda só votei uma vez Rini. Apenas tenho feito campanha.

Anónimo disse...

Aiai, batoteiro que eu sou..:)!

Anónimo disse...

Boa selecção. Não conhecia esta série de vídeos. Mas, se é verdade que Piazzolla renovou o tango e fez do género uma música mais universal, não é menos verdade que o bandonéon já era um instrumento bastante popular antes de Piazzola. Que dizer de Anibal Troilo - por muitos argentinos considerado o maior bandoneonista - de José Libertella e Luis Stazo (Sexteto Mayor), Néstor Marconi ou Daniel Binelli, para citar apenas alguns dos mais famosos tocadores deste instrumento?

Susana Serrano Pahlk disse...

Vota bandoneon!

Rini Luyks disse...

Obrigado Rui M., é o comentário esperado de um musicólogo!
Eu também já estava à procura e reencontrei a o livro "O Guia do Tango" de Pierre Monette (tradução, Assírio & Alvim, 1998).

Também tenho um livrinho muito bom da BRT (rádio e televisão belga): "Verdriet waarop je kan dansen" (1981), uma breve história do tango. Tem o mérito de incluir entrevistas com Cuarteto Cedron e Astor Piazzolla muito antes do tempo da renovada fama do Tango (Nuevo).
VIVA O BANDONEON, BOLUDOS!