20/05/2010

Sónia Tavares is everywhere!





Não sou consumidor regular de telenovelas em geral e de telenovelas portuguesas em particular, mas hoje ouvi durante o "zapping" entre 22h e meia noite e meia várias vezes a voz de Sónia Tavares dos "The Gift".

Alguma pesquisa na programação revela que se trata das novelas "Perfeito Coração" na SIC e "Sentimentos" na TVI, que têm como temas principais nas respectivas bandas sonoras: "A Gaivota" e "Fácil de entender".
O último tema é um original dos "The Gift", o primeiro é um poema de Alexandre O'Neill, musicado por Alain Oulman e cantado por Amália Rodrigues (1961, vi em directo na televisão holandesa, ainda puto), numa nova versão foi incluído no álbum "Amália hoje" (2009), cantado por Sónia Tavares.
Além de Sónia Tavares interpretam em "Amália hoje" Fernando Ribeiro dos "Moonspell" e Paulo Praça dos ex-"Turbo Junkie", bandas com as quais partilhei várias vezes o palco nos "roaring nineties" da MMP (música moderna portuguesa) nos projectos "Lucretia Divina" e "Boris ex Machina".

Não posso dizer que sou um adepto entusiasmado das "actualizações" da música de Amália, mas a voz de Sónia Tavares é para mim incontornável.

Aqui os vídeos das duas versões de "A Gaivota" com quase 50 anos de distância...

4 comentários:

Rui Mota disse...

De acordo. A Sónia Tavares é uma das melhores cantoras pop-rock em Portugal. Mais, é um verdadeiro "animal de palco", pois não só canta como sabe estar em palco, o que não se pode dizer da maioria das cantoras portuguesas.

Anónimo disse...

Sónia Tavares concedeu há pouco tempo uma entrevista ao programa "Bairro Alto", na RTP 2, programa conduzido por José Fialho Gouveia (filho do seu homónimo apresentador), na qual expressa curiosamente, ainda hoje, "não gostar de fado"...

Uma pesquisa no Youtube revelará partes (ou a totalidade) desta entrevista...

Dervich

Rini Luyks disse...

Ainda está na totalidade no arquivo do site da RTP, Dervich, programa de 2009-11-03: http://ww1.rtp1.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=24878&idpod=31520

Rini Luyks disse...

Rui M., é verdade: Sónia, "animal de palco", lembro-me dum concerto dos "The Gift" no palco principal da Festa do Avante há uns anos: ela teve dezenas de milhares na mão!