26/05/2010

"Há dias assim" - Portugal na final!


Não caro leitor, não se trata de "wishful thinking" sobre o Mundial de futebol 2010, mas Portugal está mesmo na final...do Festival Eurovisão da Canção!
Hoje em dia os resultados no festival são obtidos por votação telefónica dos telespectadores, sendo que não se pode votar na canção do país onde se reside.
Curiosamente nos últimos anos as repúblicas balcânicas e ex-soviéticas, num grande abraço solidário de vizinhos, conseguiram sempre colocar os seus representantes em lugares de destaque!
Desta vez Portugal, sem dúvida graças ao esforço dos emigrantes, não ficou atrás e a bela gondomarense Filipa Azevedo chegou à final com a canção "Há dias assim".
Na minha ingenuidade, julguei por momentos e não sem emoção que se tratasse de mais uma homenagem ao cineasta João César Monteiro, cuja célebre frase "fiz assim porque não pude fazer assado" ainda há pouco serviu de inspiração para uma exposição no Convento dos Cardaes:
http://www.joaocesarmonteiro.net/?p=1080&lang=pt




Mas não, enganei-me, a letra não começa "Há dias assim... e outros assááádos", mas:

Há dias assim
Que nos deixam sós
A alma vazia
A mágoa na voz
Gastámos as mãos
Tanto as apertámos
Já não há palavras
Foi de tanto as calarmos
....
Quem nos pôs assim?
A vida rasgada
Quem te me levou?
Roubou-me a alma....
Etcetera, etcetera.
Agora, vamos lá ver, a bela Filipa tem 18 anitos e de certeza (espero bem) ainda não viveu as tristezas, abordadas nesta canção. Faz-me lembrar a conceituada artista Mafalda Veiga que, ainda sub-20, começou logo a escrever letras do género "midlife crisis" (no entanto, em 1987, recém-chegado a Portugal, adorei o álbum "Pássaros do Sul": não percebi nada das letras :), mas gostei da voz de Mafalda, da orquestração e produção de Manuel Faria dos Trovante que já conhecia).
Sem dúvida nunca vou entender essa propensão da alma portuguesa para a tristeza, para a saudade, tenho de me conformar e mais nada...

2 comentários:

Rui Mota disse...

Rini,
Estás a ficar com uma alma "pimba". Põe-te a pau, que isso pega-se! Quem te avisa, teu amigo é...

Rini Luyks disse...

O melhor será olhar para a menina e desligar o som, parece-me um remédio anti-pimba razoável.