30/05/2010

Dennis Hopper (1936 - 2010)

Easy Rider (1969, dirigido pelo próprio Dennis Hopper), Der Amerikanische Freund (1977, Wim Wenders), Apocalypse Now (1979, Francis Ford Coppola), Blue Velvet (1986, David Lynch), Speed (1994, Jan de Bont).
Só uma mão cheia dos mais de duzentos films em que participou Dennis Hopper.
Morreu hoje.
Será sempre lembrado pelo seu road-movie Easy Rider, obra emblemática da época.
Para mim o seu papel mais brilhante foi o mauzão Frank Booth in Blue Velvet, resultado duma genial parceria com realizador David Lynch.
E quando "Speed" passa pela enésima vez na TVI, vou ver só por causa dele...




4 comentários:

Anónimo disse...

O que talvez muitos não saibam é que Dennis Hopper participou naquele que poderia ter sido o maior video-jogo de sempre (até essa altura):

Black Dahlia, um "role play" de aventura épico de 1998, em 8 CD (!), com imagens reais de actores de cinema que se entrecruzam com a acção do jogo, onde fazemos de detective para solucionar um crime baseado em factos reais na América dos anos 40. O jogo especula que esse crime tem ligações ao ocultismo nazi e a aspectos sobrenaturais...

A envolvência criada pelos cenários, pelos diálogos, pelo guarda-roupa,pela música e pela história são absorventes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Dahlia_%28video_game%29

http://www.youtube.com/watch?v=qqnuwEDWq_U&feature=related

Infelizmente, a concepção técnica não foi a melhor: o jogo apresentava puzzles demasiado difíceis (impossíveis) mas, pior do que isso, tinha "bugs" que muitas vezes não deixavam o jogo prosseguir, sendo necessário procurar "patches" que nem sempre resultavam...

Se a evolução tecnológica estivesse 10 anos avançada em 1998, estou certo de que hoje D.Hopper contaria no seu curriculum uma participação no melhor videojogo de sempre!

Dervich

rui mota disse...

Era um bom actor, de personagens sórdidas, o Dennis e, por isso, foi sempre algo subvalorizado. Mas, ficam os filmes, alguns clássicos. Sem dúvida, o "Blue Velvet", provavelmente a sua interpretação mais conseguida.

Anónimo disse...

O "Jornal da Tarde" da RTP 1 durou 50 min, metade dos quais a falar de "desporto", nem um dedicado ao desaparecimento de um actor controverso mas, inegavelmente, tremendamente carismático...

Está a ser-me cada vez mais difícil continuar integrado numa sociedade assim...

Dervich

Rini Luyks disse...

Faz como Dennis, Dervich, pega numa mota "Easy rider".
Ou num camelo, mais lento mas com a mesma ideia.
Se calhar vou contigo, mas neste caso levo dois camelos, posso trocar um por uma bela beduína...