11/11/2007

Vinicius de Moraes - "Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?"

Vi ontem o novo DVD sobre o Vinicius de Moraes. Um retrato de bom gosto desta grande personalidade da poesia, da música e do amor. Com participações de vários nomes da música brasileira como Chico Buarque, Toquinho, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Edu Lobo, etc. É um documento com passagens lindas e imprescindivel de ser visto. Embora dispensáveis algumas leituras encenadas.
.
Dispensado de apresentações, Vinicius era um homem generoso, despojado dos bens materiais, do pragmatismo e do sucesso pessoal. Amante incurável com fama e proveito, disse um dia algo lindo sobre a amizade:
.
"Eu poderia suportar, embora não sem dor que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se tivessem morrido todos os meus amigos. Alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... Mas é delicioso que eles saibam e sintam que os adoro, embora não declare e não os procure sempre."


Deixo aqui um youtubinho com citação a servir de título:
.
"O uísque é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado."


10 comentários:

Anónimo disse...

dizia o "poetinha":

- "Deus criou o Homem com 3 doses de uísque a menos"

geniais esses dois...

Anónimo disse...

como bom ateu corrigia facilmente esse erro de Deus.

"poetinha" foi uma alcunha infeliz que alguns lhe atribuiram. Eu diria mais Poetícius - o Grande Poeta Vinicius.

Anónimo disse...

Poética

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.

Anónimo disse...

eu gosto especialmente de uma frase do Vinicius de Moraes: "Os amigos não se fazem, reconhecem-se"

Anónimo disse...

O poeta

"A vida do poeta tem um ritmo diferente
É um contínuo de dor angustiante.
O poeta é o destinado do sofrimento
Do sofrimento que lhe clareia a visão de beleza
E a sua alma é uma parcela do infinito distante
O infinito que ninguém sonda e ninguém compreende.

Ele é o etemo errante dos caminhos
Que vai, pisando a terra e olhando o céu
Preso pelos extremos intangíveis
Clareando como um raio de sol a paisagem da vida.
O poeta tem o coração claro das aves
E a sensibilidade das crianças.
O poeta chora.
Chora de manso, com lágrimas doces, com lágrimas tristes
Olhando o espaço imenso da sua alma.
O poeta sorri.
Sorri à vida e à beleza e à amizade
Sorri com a sua mocidade a todas as mulheres que passam.
O poeta é bom.
Ele ama as mulheres castas e as mulheres impuras
Sua alma as compreende na luz e na lama
Ele é cheio de amor para as coisas da vida
E é cheio de respeito para as coisas da morte.
O poeta não teme a morte.
Seu espírito penetra a sua visão silenciosa
E a sua alma de artista possui-a cheia de um novo mistério.
A sua poesia é a razão da sua existência
Ela o faz puro e grande e nobre
E o consola da dor e o consola da angústia.

A vida do poeta tem um ritmo diferente
Ela o conduz errante pelos caminhos, pisando a terra e olhando o céu
Preso, eternamente preso pelos extremos intangíveis."

(Vinicius de Moraes)

O Grande Vinicius faz falta. A sua vida foi um exemplo do sentir e do dar.

Pedro Ludgero disse...

Um homem com vícios (poesia, música, amor, uísque, etc.) é um homem sem círculos nem ciclos viciosos.

Anónimo disse...

"Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido."

Vinicius veio ao mundo para espalhar a palavra do amor, da beleza e do uísque...

Anónimo disse...

Grande Poeta sem dúvida!

um amante da vida. espécie já extinta

un dress disse...

:) k lindO !

Anónimo disse...

haha, que preciosidade.

Uma dupla genial amigos de bebados