24/11/2007

"Laat me" - Herman van Veen (2005)


Nascido em 1945 como filho único de uma familia da classe operária, Herman van Veen estudou violino e canto no Conservatório de Utreque (Holanda).
Em 1965 estreou o seu primeiro espectáculo de teatro a solo "Harlekijn" ("Arlequim") e a partir daí criou um estilo muito próprio, uma mistura de cabaret, satire e música.
Tem mais de 100 CD's editados e 60 livros publicados, criou dezenas de cenários para filme e musical. Ganhou prémios internacionais como uma Câmara de Ouro e um Urso de Prata no Festival de Berlim. É Embaixador da Unicef pelo trabalho que faz para e com crianças.
Para o concerto dos seus 40 anos de carreira ele homenageou Ramses Shaffy com uma versão muito aplaudida de "Laat me", a ver no primeiro video do link http://br.youtube.com/results?search_query=herman+van+veen (....e a música do segundo vídeo "Opzij, opzij, opzij" - "Abre caminho" fez parte do repertório fixo da nossa querida Bigodes Band).

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico!
Não conhecia esta versão. Já o "Opzij, Opzij" tenho-o em disco vinyl, que ainda deve estar em condições de ser tocado. O Herman van Veen é um dos grandes "performers" europeus e só é pena os portugueses não entenderem a sua língua natal, pois não sabem o que perdem.
Esta série de música holandesa promete...quem é o próximo?

Anónimo disse...

Já disse ontem ao sócio-bloguista Rui R. que estou a monopolizar "Anacruses", mas enquanto não houver oposição dos caros colegas...
Aliás, daqui a pouco vou me ausentar umas semanas para uma visita à terra natal, por isso é natural que eu já sinta necessidade de matar algumas saudades.
Já tenho outro nome do mundo do espectáculo em mente, mas primeiro...and now for something completely different!