19/02/2008

Exposição "150 anos dos Caminhos-de-ferro em Portugal"



Quem não teve ou (como eu) não aproveitou a oportunidade (em 2006) para ver a exposição "150 anos dos Caminhos-de-ferro em Portugal": ela pode ser vista outra vez na Estação (reaberta) do Rossio, até sexta feira dia 22, das 10 às 21 horas.
Vale a pena, vagões com fotografias, textos, projecção contínua do excelente documentário RTP da autoria de Paulo Costa, um ponto de venda de livros (entre outros "Os Caminho-de-ferro Portugueses 1856-2006", uma edição CP), medalhões e gadgets.






Uma imagem da exposição: o vagão - coche real, em cima um texto de Almeida Garrett (de "Viagens na minha terra"), um dos muitos "detractores" contra a implantação dos caminhos-de-ferro em Portugal:
"Nos caminhos de ferros dos barões é que eu juro não andar. Escusado é a jura, porém. Se as estradas fossem de papel, fá-las-iam, não digo que não. Mas de metal! Que tenha o governo juizo, que as faça de pedra, que pode, e viajaremos com muito prazer e com muita utilidade e proveito da nossa terra."
Mas Fontes Pereira de Melo, apoiado pelo jovem rei D. Pedro V, levou as suas ideias para frente e a primeira linha férrea Lisboa-Carregado foi inaugurada no dia 28 de Outubro 1856.





Uma imagem do catálogo, legenda: "A utilização do vagão-fantasma durante a greve de 1919. Para evitar a sabotagem dos comboios pelos ferroviários as composições - aqui à saida do Rossio - levavam à frente um vagão com grevistas presos e escolta. Tratava-se de garantir a segurança de pessoas e bens e contrariar o princípio sindicalista da eficácia do efeito surpresa."

2 comentários:

un dress disse...

bela foto...

parece ter mil anos... a foto e a

história.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.