05/02/2008

Agnus Dei (Rufus Wainwright)

Hoje vi o trailer do filme "Trade" do jovem promissor realizador alemão Marco Kreuzpaintner (http://www.tradethemovie.com/trailer.html), a estrear brevemente em Portugal.

A música no trailer é esta versão do "Agnus Dei" de Rufus Wainwright. Quanto a mim ficava também muito bem como banda sonora durante a manif da próxima segunda feira no Conservatório Nacional. Hoje recebi por e-mail esta convocatória:

"AGORA QUEREM ACABAR COM O CONSERVATÓRIO NACIONAL.

Já se suspeitava, mas agora é público: o Ministério da Educação quer mesmo acabar com a Escola de Música do Conservatório Nacional.

Se depender do Governo, a instituição de quase 180 anos, que já nos deu Maria João Pires, Bernardo Sassetti e tantos outros, tem os dias contados.

Já não se trata de destruí-la devagarinho, como até aqui - deixando-a cair aos bocados, com o órgão do século 18 a deteriorar-se ou o Salão Nobre quase a ruir sobre a plateia.

Desta vez, a Ministra quer fazer o serviço duma só vez. Com três golpes tão rápidos e certeiros que, espera ela, ninguém vai sequer perceber o que se passa.

O primeiro golpe é acabar com os Cursos de Iniciação. Crianças dos 6 aos 9 anos de idade vão deixar de ter acesso às 6 horas semanais de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática hoje ministradas pelo Conservatório.

O segundo golpe é matar o Ensino Articulado. Adolescentes com talento musical já não poderão articular a formação artística de alto nível do Conservatório com a frequência das outras matérias da sua escola habitual. Quem quiser ser músico, a partir de agora, tem que decidir professionalizar-se aos 10 anos de idade - sem poder voltar atrás.

Por fim, o golpe de misericórida é dar cabo do Ensino Supletivo - o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses. De Alfredo Keil a Pedro Abrunhosa, passando por centenas e centenas de outros.

Sem músicos, sem público educado para a música, já se vê o que a Ministra pretende: reduzir-nos ao silêncio.

Mas você não vai aceitar, pois não?

No dia 11 de Fevereiro, o Conservatório será visitado pela comissão nomeada pelo Ministério para aplicar estes 3 golpes ao ensino da música. Querem fazê-lo à boa moda deste Ministério: rápida e discretamente, como um facto consumado.

Contamos consigo para recebê-los com música. E com muito barulho.

Segunda feira, dia 11 de Fevereiro, às 10 de manhã, junte-se ao Coro de Protestos do Conservatório Nacional. Se é músico, traga o seu instrumento. Se é pai de aluno, traga os seus filhos (sabemos que o dia é mau e a hora incómoda, mas ficar sem o Conservatório seria ainda pior). Se é um simples amante da música, traga a sua voz.

Vamos gritar tão afinados que até a Ministra, que faz o género surda, vai ter que ouvir.

Passe esta mensagem adiante. Dê um lamiré aos amigos, aos outros pais de alunos, àquele primo jornalista, aos colegas de orquestra ou da banda. E não falte. Vamos salvar enquanto é tempo a Escola de Música do Conservatório Nacional."

6 comentários:

Anónimo disse...

Pode não ter nada a ver com o assunto aqui tratado, mas porque a cultura é um “bem” importantíssimo a defender, convido-vos a participarem nos VI Jogos Florais de Avis, que já são uma referência no panorama cultural português. Sendo uma iniciativa da Amigos do Concelho de Aviz-Associação Cultural, o regulamento está disponível em www.aca.com.sapo.pt
Concorram e boa sorte.
Saudações culturais.
P’la ACA,
Fernando Máximo!

Fernando Vasconcelos disse...

Acho a ideia de uma manifestação musical a melhor forma de demonstrar a indignação de um músico. Sei que é difícil mas se arranjarem um video da mesma é espalhar na net a seguir. Se o fizerem digam porque darei destaque no meu blog.

Rini Luyks disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fantasia Musical disse...

Boa ideia! Já divulguei :D

Anónimo disse...

Mais info no blogue http://criticademusica.blogspot.com/

Anónimo disse...

Este não é um ataque direccionado exclusivamente ao Conservatório Nacional, mas a todo o ensino artístico. Todas as escolas do país vão sofrer Assim como as reformas não se dirigem só à música mas a todas as áreas artísticas. É o fim há muito anunciado