02/02/2008

Petições Ensino Artístico


Os meus dois colegas-sócios neste blogue sabem mais sobre este assunto do que eu, mas as notícias indicam que o Ministério da Educação está a preparar uma Portaria que vai ameaçar seriamente o Ensino Artístico no ensino básico, nomeadamente no 1º cíclo.
Estão a circular duas petições on-line (assinei as duas):
- "Contra o Fim do Ensino Especializado da Música em Portugal" (blogue http://pianocrs.blogspot.com/ ), dirigida ao Ministério da Educação;
- "Defesa do Ensino Artístico em Portugal" (site http://ideias-soltas.net/ ), dirigida ao Presidente da República e ao Primeiro Ministro.
A primeira mais visceral e pormenorizada (e já com mais de 3000 assinaturas), a segunda mais diplomática (comecou a circular agora), mas isto tem possivelmente a ver com os destinatários das petições....
Pessoalmente continuo a achar incompreensível que a actual Ministra da Educação não foi incluída na recente remodelação do Governo (uma vez que a outra das Gémeas Maldosas, aquela da Cultura, já se foi), mas isso deve ser uma intromissão inadmissível de um estrangeiro que em 2008 ainda tem de renovar o seu Cartão de Residência...

4 comentários:

un dress disse...

e tão constrangedoramente

atrasadinho

que o ensino artístico seja

- ainda!!!

um primo afastado do ensino

a sériO ...!!...

dado vagamente em horas... excedentes!!

Anónimo disse...

apesar de não acreditar muito na utilidade de petições feitas on-line, claro que assinei.

Não tenho palavras para tal aberração.

Realmente... quanto mais estupido e insensivel o povo andar melhor é para quem governa.

Eu vou fazendo o que posso com os meus filhos e os meus alunos.

Não sei o que se pode fazer mais. Ir para a rua? fazer greve?
Bloqueio ao consumo. Este penso que é o factor crucial. Meio País, 1 semana sem fumar, sem meter gasolina e sem ir comer fora.

Fantasia Musical disse...

O que mais me aflige é o desconhecimento geral da população, relativamente a estas alterações. As petições servirão, nem que seja, para espalhar a notícia. É necessário que todos tomem conhecimento de mais esta atrocidade do Ministério da Educação... Quanto mais vozes se fizerem ouvir, menos hipóteses tem o governo de se mostrar surdo.

Anónimo disse...

As duas petições já foram assinadas por mais de 11000 ("Contra o Fim...") resp. quase 2000 ("Defesa do Ensino...") pessoas, uma verdadeira vaga de fundo!
A Ministra da Cultura foi posta fora por menos...