diz no site do Teatro Nacional:
"Trata-se de um texto que tem como personagem principal a própria Guerra e que pretende desvendar os bastidores dos conflitos bélicos: a guerra acontece, afinal, porque há interesses que o justificam, e muitas vezes são estimuladas por quem não a faz directamente, mas que com ela beneficia. Para encerrar as comemorações dos 300 anos de Carlo Goldoni, José Peixoto vai encenar um texto que lhe merece os maiores elogios e que, diz, “deve ter influenciado Brecht quando escreveu ‘Mãe Coragem’.” Para o encenador e director do Teatro dos Aloés, eis-nos perante a melhor peça que Goldoni escreveu na sua longa e extremamente profícua carreira. Uma comédia amarga com a guerra como protagonista que expõe as virtudes e os defeitos dos seres humanos. Uma comédia do século XVIII que nos faz reflectir sobre os nossos dias."
6 comentários:
Até com a verdade somos enganados ...
Afinal as guerras sempre foram conflitos de interesses.
Eu que sempre desconfiei que começava entre vizinhos e se espalhava pela rua, bairro, vila, cidade, cidades e país.
Sempre fui um crente!!!Quero dizer, um crédulo!!!
"A guerra acontece, afinal, porque há interesses que a justificam, e muitas vezes são estimuladas por quem não a fez directamente, mas que com ela beneficia."
Parece que não mudou muito desde o tempo de Goldoni até "Zeitgeist" (post de anteontem).
Só que...no século 17/18 um soldado tinha que apontar o seu arcabuz ou a sua espingarda a um ser humano inimigo, hoje o piloto do F16 fixa o alvo e pressiona o botão. Destruição maciça, menos problemas de consciência.
É verdade Rini,
Hoje, durante a estreia estava a pensar no zeitgeist e na necessária desidentificação generalizada de quase todos os conceitos aos quais fomos induzidos.
E no palco a minha música misturava-se com canhões e tudo parecia fazer sentido...
fui ver ontem. não me disse nada mas estava tudo bem feito exceptuando a fraca interpretação de alguns actores.
mas porquê os animais em cena?
quase que saí a meio...
de facto rafael, também não entendo porque é que se usam animais em cena. Apesar de achar a cena mais interessante e de saber que os animais são muito bem tratados.
muito mau espectáculo. assim vai o nosso TNDMII
Enviar um comentário