27/03/2010

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2010

O Dia Mundial do Teatro é para nós a oportunidade de celebrar o Teatro em todas as suas formas. O teatro é uma fonte de entretenimento e de inspiração e tem a capacidade de unificar as muitas culturas e povos diferentes que existem em todo o mundo. Mas o teatro é mais do que isso, oferece-nos também a oportunidade de educar e informar.

O teatro realiza-se em todo o mundo, e não apenas nos seus tradicionais palcos e cenários: os espetáculos podem acontecer numa pequena aldeia da África, no sopé de uma montanha na Arménia, numa pequena ilha do Pacífico. Ele só tem necessidade de um espaço e de um público. O teatro possui esse dom de nos fazer rir, de nos fazer chorar, mas ele deve, também, fazer-nos refletir e reagir.

O teatro é fruto de um trabalho de equipe. São os actores que vemos, mas existe um conjunto incrível de pessoas que não vemos, todas elas tão importantes quanto os actores e cujas diferentes e específicas competências permitem a realização do espetáculo. A eles se deve uma parte de todo o triunfo ou sucesso alcançado.

O dia 27 de março é sempre a data oficial do Dia Mundial do Teatro. Mas cada dia deveria poder ser considerado, de diversas maneiras, como um dia do teatro, pois cabe-nos a responsabilidade de perpetuar esta tradição de entreter, educar e esclarecer o nosso público, sem o qual não poderíamos existir.

2 comentários:

Rini Luyks disse...

Grande actriz, Dame Judi Dench.
Das actrizes britânicas ela e Helen Mirren são as minhas preferidas (a última de ascendência russa: li há pouco que o avô paterno dela, Pyotr Vassilievich Mironov, foi um nobre e coronel do czar. Ele ficou na Inglaterra quando eclodiu a Revolução Russa, o seu filho, futuro pai de Helen casou com uma inglesa e mudou mais tarde o apelido para "Mirren").

Por coincidência (mas no mundo do teatro não deve haver coincidências...): estou a preparar-me para uma (provável) colaboração numa peça de Anton Tchékov ("O Ginjal") do Teatro Casa Conveniente e descobri ontem Judi Dench em dois papéis nesta peça (versões de 1962 e 1980).
Vale um post.

Rui Rebelo disse...

Das mensagens mais pobres desde que a UNESCO "criou" este dia. Embora ela seja realmente uma grande actriz... mas não se pode ter tudo... eu também gostava de saber tocar acordeão...