18/03/2010

"Amphitryon" - Reinhold Schünzel (1935)

Num curto cíclo "À volta de Kleist" a Cinemateca Portuguesa exibe no mês de Março alguns filmes, inspirados em peças de teatro de Heinrich von Kleist (1777-1811).
Na próxima sexta-feira às 19h30: "Amphitryon" de Reinhold Schünzel - "história de guerras, ciúmes e sósias, visto por vários dramaturgos ao longo dos séculos: Plauto, Molière e Kleist. Um filme genial de um cineasta raro, mas conhecido pelos seus trabalhos como actor em filmes de Pabst ou Fritz Lang".
Com a participação do actor Paul Kemp (1899-1953), considerado o "Charlie Chaplin alemão".
Um pequeno fragmento do filme no vídeo a seguir (entre 4:20 e 5:20), que encontrei num blogue muito interessante sobre o cinema europeu: http://filmstarpostcards.blogspot.com/2009/11/paul-kemp.html

1 comentário:

Rini Luyks disse...

Filme curioso e interessante, baseado numa história da mitologia grega: humor (Paul Kemp, sobretudo), cenas de massas que fazem lembrar Leni Riefenstahl e muita linguagem corporal (apesar de ser um filme falado), com elementos da commedia dell'arte.
Parece incrivel: tão poucos anos depois desta sátira o terror nazi abateu-se sobre o mundo.
O próprio realizador Schünzel era de família judia, mas os nazis (já há alguns anos no poder) deixaram-no em paz até este filme "Amphitryon".