16/12/2008

Olivier Messiaen (1908 - 1992) e os passarinhos

O blogue recém-nascido http://semibreves.blogspot.com/ (post 10 de Dezembro) lembrou-nos que o compositor francês Olivier Messiaen nasceu há 100 anos.

Conheci a obra deste compositor em finais dos anos '60 (há quase 40 anos, suspiro!) na minha escola de música em Bergen op Zoom (Holanda) através do professor Daan Manneke(http://de.wikipedia.org/wiki/Daan_Manneke ), organista e tocador de carrilhão. Ele era um excelente intérprete das obras de Messiaen e em consequência disso teve mais tarde o privilégio de fazer estudos privados com o próprio compositor.

Um aspecto encantador de Messiaen era o seu grande fascínio pelos sons dos pássaros, ele considerava-se tanto ornitólogo como compositor. Viajava pelo mundo para anotar e transcrever em música o canto dos pássaros que tinha um aspecto religioso para ele.

No vídeo acima: "Oiseaux exotiques", dirigido por Pierre Boulez, aluno de Messiaen.

2 comentários:

Rui Rebelo disse...

um dos grandes músicos do sec XX.

Tinha em criança uma cassete com o "quarteto para o fim do tempo" numa edição da DG e lembro-me do prazer de ir descobrindo melhor a obra a cada vez que a escutava. foi uma importante abertura de ouvido na altura.

mdsol disse...

Na semana passada na Casa da Música, ouvi os "Oiseaux exotiques".... e não só...
:)))