31/05/2008
Peter Sellers - Dr. Strangelove: "Mein Führer! I can walk!"
O post anterior fez-me lembrar um dos pontos altos na carreira cinematográfica de Peter Sellers: o seu papel de Dr. Strangelove no filme "Dr. Strangelove or: how I learned to stop worrying and love the bomb" de Stanley Kubrick (1964). Quando dois génios se encontram o genial acontece: aqui o fragmento com a famosa improvisação de Peter Sellers na cadeira de rodas. O actor Peter Bull, no papel de embaixador russo (com chapéu), tem grande dificuldade de conter o riso, mas Kubrick não cortou a cena... e fez muito bem!
Outro deserto cheio de água!?
Olha Fernando, estou a ver que estás a dar a volta ao continente sul-americano todo, como disse o Rui: que inveja! Mas explica-me uma coisa, por favor: depois do Deserto de Atacama, agora o Deserto de Uyuni. Vi o vídeo publicitário aqui acima no site http://www.viagensmaneiras.com/ (podes imaginar como estamos a torcer e acompanhar as tuas aventuras!). E outra vez: muita água (desta vez julgando pelas imagens até mais de 5 cm, parece). Os desertos aí são todos assim?
29/05/2008
Atacama II
Nordeste do Chile.
3,000 km².
A 50 km de San Pedro de Atacama.
2300 m de altitude.
5 cm's de altura de água.
Sem Photoshop.
Este sou eu a semana passada.
28/05/2008
Outra surpresa holandesa: O "Fietscafé" ("Café Bicicleta")
Pet Toy
Um objecto capaz de espicaçar rivalidades, a dez dias do início do Campeonato Europeu de Futebol.
É vendido na Holanda como "Pet Toy". Felizmente faltam a esfera armilar e o escudo senão seria com certeza razão para uma segunda Guerra dos Oitenta Anos (a primeira decorreu entre 1568 e 1648, a Holanda tornou-se independente da Espanha que na altura ainda dominava Portugal, até 1640).
No verso do cartão "modo de usar" lê-se: "Made from brightly coloured cotton blends. Very sturdy and made for serious interactive play. A fun toy for all dogs!"
Holanda, um país cheia de surpresas...
26/05/2008
23/05/2008
O Gongo que dá horas
22/05/2008
Pamplona/Iruña
21/05/2008
19/05/2008
18/05/2008
Depois da Taça, Sporting 2 - FC Porto 0
17/05/2008
Boris ex Machina - "Capolavoro!?" ou "Causa Perdida?!"
15/05/2008
Acordo Tortográfico
13/05/2008
Marilyn Monroe - Tom Ewell & .......Rachmaninov!
http://www.anacruses.blogspot.com/2006/12/consultrio-musical-possvel-soluo-para.html
12/05/2008
A Alopécia Androgénica e o som das caixas Multibanco
Há uns dias estava eu a fazer 40€ de música multibanco quando um antigo colega me reconheceu e me chamou. Pensei que me tinha reconhecido pelo som e felicitei-o pelo bom ouvido e ele respondeu que de costas eu estou muito diferente por causa da minha careca.
Ora, não sei muito bem o que é que ele quis dizer mas corrigi-o e disse-lhe que eu não tinha careca mas que sofria mesmo de Alopécia Androgénica. Ele despediu-se com um ar muito comprometido, provavelmente a pensar que eu estava muito doente.
10/05/2008
"In Absentia" - Quay Brothers / Karlheinz Stockhausen (2000)
No ano 2000 os irmãos Quay criaram, numa singular colaboração com o compositor de vanguarda Karlheinz Stockhausen (desaparecido há poucos meses), o filme "In Absentia", para mim um dos projectos mais perturbadores da obra deles. Um filme sobre o tema loucura, uma mulher solitária num hospício a escrever cartas ao seu marido (aqui a primeira parte, ir ao site YouTube para ver a segunda parte).
Hoje à noite os irmãos apresentam o seu trabalho no Festival Monstra 2008 no Teatro Maria Matos.
"Next Life" - Woody Allen
"In my next life I want to live my life backwards.You start out dead and get that out of the way. Then you wake up in an old people's home feeling better every day. You get kicked out for being too healthy, go collect your pension, and then when you start work, you get a gold watch and a party on your first day. You work for 40 years until you're young enough to enjoy your retirement. You party, drink alcohol, and are generally promiscuous, then you are ready for highschool. You then go to primary school, you become a kid, you play. You have no responsabilities, you become a baby until you are born. And then you spend your last 9 months floating in luxurious spa-like conditions with central heating and room service on tap, larger quarters every day and then Voila! You finish off as an orgasm!
I rest my case".
Este texto de Woody Allen foi-me enviado ontem por mail pelo caro sócio-bloguista (mas o mais ausente ultimamente) Fernando Mota. Ripostei logo que seria um magnífico post para "Anacruses". Fernando respondeu: "Tens toda a razão! Peço-te que o ponhas lá tu... Estou a fazer as malas...amanhã às 08.45 horas parto para Buenos Aires... o amor..."
O.K. Fernando, la vita è bella, o tango no próximo post é para ti.
09/05/2008
Os irmãos Quay
Bleeding Heart Narrative soundtracking The Brothers Quay's 'Street of Crocodiles from Tartaruga Records on Vimeo.
Uma entrevista com os irmãos Quay no estúdio em Londres a ver em08/05/2008
Acidente surreal
"Rezavam o terço em voz alta pouco depois de reiniciar a caminhada que os levaria até Fátima, quando foram apanhados desprevenidos por um carro desgovernado. Os cerca de 80 peregrinos mal se aperceberam quando pelas 05.30 horas, um condutor de 20 anos que regressava da Queima das Fitas no Porto, adormeceu e os abalroou quando seguiam na Estrada Nacional nº 1, no Lugar da Vergada, Santa Maria da Feira (1). Nove pessoas, entre os 27 e 74 anos, ficaram feridas, Uma delas, um homem de 50 anos em estado muito grave, encontra-se em "coma e com ventilação mecánica" devido a um "traumatismo crânio-encefálico grave".....
"Apesar do acidente, nenhum dos peregrinos apontou um dedo acusador ao condutor (2). O rapaz apresentava uma taxa zero de alcoolémia (3), tendo-se despistado porque adormeceu ao volante. "Não nos apercebemos de nada, aquilo foi de repente e cairam pelo menos 12 pessoas com o embate", contou ao DN (a fonte da notícia) Olinda Araújo, uma das peregrinas que continuou caminho. "Continamos, que remédio...meu Deus, se não fosse para cumprir uma promessa nem vinha, que custa muito" (4) , admite, adiantando que "o rapaz adormeceu mas deu-se logo como culpado (5) e ficou lá até serem todos levados para o hospital. O que nos valeu foi que ele travou porque vinha muito devagar, foi a nossa sorte" (6).
Notas:
(1) 80 peregrinos às 05.30 horas na Estrada Nacional nº 1, ainda por cima no Lugar da Vergada. Não encontro a palavra "vergada" no Dicionário da Língua Portuguesa, mas penso que "verga" está para "vergada" com "vergalho" está para "vergalhada". Estes peregrinos estavam a tentar o Diabo, estavam a pedi-las, nem Nossa Senhora de Fátima os salvava...
(2) Foi Deus.
(3) Um estudante vem da Queima das Fitas às 05.30 horas e apresenta uma taxa zero de alcoolémia!!??
É um santo! Foi mesmo Deus.
(4) 80 peregrinos, 12 são atropelados, mas os outros continuam a peregrinação, pois têm uma promessa a cumprir. Sei que posso hostilizar metade da população portuguesa com esta afirmação mas para mim são mentecaptos, todos!
(5) Outra razão para "ninguém apontar um dedo acusador": nomeadamente na região do Porto ultimamente os condutores têm fugido depois dum atropelamento.
(6) É só imaginar esta situação. Surreal, mesmo.