31/05/2008

Peter Sellers - Dr. Strangelove: "Mein Führer! I can walk!"



O post anterior fez-me lembrar um dos pontos altos na carreira cinematográfica de Peter Sellers: o seu papel de Dr. Strangelove no filme "Dr. Strangelove or: how I learned to stop worrying and love the bomb" de Stanley Kubrick (1964). Quando dois génios se encontram o genial acontece: aqui o fragmento com a famosa improvisação de Peter Sellers na cadeira de rodas. O actor Peter Bull, no papel de embaixador russo (com chapéu), tem grande dificuldade de conter o riso, mas Kubrick não cortou a cena... e fez muito bem!

She Loves You

Excelente "Versão Nazi" do Peter Sellers

Outro deserto cheio de água!?

Olha Fernando, estou a ver que estás a dar a volta ao continente sul-americano todo, como disse o Rui: que inveja! Mas explica-me uma coisa, por favor: depois do Deserto de Atacama, agora o Deserto de Uyuni. Vi o vídeo publicitário aqui acima no site http://www.viagensmaneiras.com/ (podes imaginar como estamos a torcer e acompanhar as tuas aventuras!). E outra vez: muita água (desta vez julgando pelas imagens até mais de 5 cm, parece). Os desertos aí são todos assim?

Salar de Uyuni

Bolívia
12 km2 de sal
A maior salina seca do mundo
Ilha do Pescado
Posted by Picasa

29/05/2008

Atacama II

Salar de Atacama.
Nordeste do Chile.
3,000 km².
A 50 km de San Pedro de Atacama.
2300 m de altitude.
5 cm's de altura de água.
Sem Photoshop.
Este sou eu a semana passada.
Posted by Picasa

28/05/2008

Atacama

Posted by Picasa

Outra surpresa holandesa: O "Fietscafé" ("Café Bicicleta")


Vi este veículo em funcionamento no sábado passado durante a festa da Boda de Esmeralda dos meus pais na Holanda.
Os ocupantes estavam todos vestidos nas camisas cor de laranja da selecção, mas duvido que consigam chegar à Suiça ou Austria...
Outros veículos do mesmo género: "Weddingbike" e "Ladiesbar", a ver em http://www.fietscafe.nl/engels/index.html .

Pet Toy


Um objecto capaz de espicaçar rivalidades, a dez dias do início do Campeonato Europeu de Futebol.
É vendido na Holanda como "Pet Toy". Felizmente faltam a esfera armilar e o escudo senão seria com certeza razão para uma segunda Guerra dos Oitenta Anos (a primeira decorreu entre 1568 e 1648, a Holanda tornou-se independente da Espanha que na altura ainda dominava Portugal, até 1640).
No verso do cartão "modo de usar" lê-se: "Made from brightly coloured cotton blends. Very sturdy and made for serious interactive play. A fun toy for all dogs!"
Holanda, um país cheia de surpresas...

26/05/2008

Melro



Excelente versão do Blackbird pelo Bobby McFerrin

23/05/2008

O Gongo que dá horas


A Paco foi jantar a casa do Xavi e reparou que havia na sala um enorme gongo. No final do jantar o Paco intrigado perguntou para que servia o gongo. O Xavi respondeu que era para saber as horas. 
- Como? perguntou o Paco.
- Queres ver? Disse o Xavi dando uma enorme gongada.
Do outro lado da parede ouve-se:
- Fodasse, são duas e meia da manhã!


22/05/2008

Pamplona/Iruña

Chegámos há umas horas a Pamplona para fazer "O Grande Criador" em Ansoain. Viemos no único vôo directo de Lisboa, feito num aviãozinho de 18 lugares, que proporciona uma bela mas barulhenta viagem. (dirão os meus colegas, pois eu dormi o caminho todo)

Para mim Pamplona é Cidade de Amigos, Teatro e toros. (apenas ainda não tive contacto com estes últimos, razão da fotografia)
É um prazer voltar aqui.

Coisas realmente importantes: Encontrei hoje numa loja um instrumento parecido com o Hang Drum. Uma "imitação" feita por uns alemães mas com um som maravilhoso. Caro o suficiente para eu voltar lá amanhã para avaliar a situação. A ver se não me tira o sono...

21/05/2008

O Abraço














Egon Schiele (O Abraço - 1917)

19/05/2008

Jorge Luis Borges

"El original no es fiel a la traducción"

18/05/2008

Depois da Taça, Sporting 2 - FC Porto 0


Hasta la vista, vou-me ausentar durante uma semana.
Festa de família na Holanda onde vou interpretar uma canção parte em italiano/parte em holandês, recitar uma fábula em francês ("Le Corbeau et le Renard", Jean de La Fontaine, http://www.youtube.com/watch?v=Z9gP1MgzV4k ) e beber muita cerveja belga.
Hoje fui ver 3 espectáculos do Festival Fimfa Lx 8 (Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, http://fimfalx.blogspot.com/ ), encontrei no CCB um folheto incompleto (já completei, aqui acima) e também desde anteontem AcordoOrtograficamente incorrecto (perdão, incorreto) do Museu Coleção Berardo, mas não faz mal, pois só há exemplares na língua de nuestros hermanos, eles não ligam.
E depois é sempre bom, como benfiquista apesar de tudo (= apesar de figuras como Luís Filipe Vieira, João Vale de Azevedo, Carlos Móia, o homem que deu cabo do xadrez no SL Benfica quando a modalidade estava no seu auge), é sempre bom então entrar numa tasca e ver sem stress uma final da Taça entre o Sporting e o FC Porto.

17/05/2008

Boris ex Machina - "Capolavoro!?" ou "Causa Perdida?!"


Durante alguns anos ('95 - '98) fiz parte do projecto "Boris ex Machina" (na Wikipédia caracterizado como "Banda Indie-rock", está bem...), em '96 gravámos um CD "Tango Infernal".
O grupo não vingou: o líder Armando Teixeira também estava nos Da Weasel e noutros projectos, o contrabaixista Miguel Leiria Pereira também fazia e faz carreira na música improvisada, o baterista Ernesto Pinto e o guitarrista Carlos Morgado também tocavam num projecto de Flak, eu também estava a fazer teatro n' "O Bando" e animação nos "Olharapos" durante a EXPO '98, ou seja: as incompatibilidades de costume, a banda não dava para ganhar o pão de cada dia....
Qual o meu espanto, quando descobri agora uma recensão italiana através do blogue "As causas perdidas" (entretanto desactivado, só chegamos lá através do Google):
"CAPOLAVORO! Non esiste altra parola per definire il lavoro di questo singolarissimo gruppo portoghese. Alla base della musica dei Boris ex Machina stanno folk, tradizione e fado suonati con strumenti essenziali como chitarra, rullante, contrabbasso e fisarmonica. Il tutto arricchitto dall' uso di tastieri e dall'inserto di suoni sinteizzati e poi intinto in uma soluzione oscura, nera ed ipnotica. Il risultato è sorprendente, tredici pezzi cupi e vellutati, a spirale, che suscitano arcane fantasie e neri brividi senza fare minimamente uso dell' armamentario orrorrifico/gotico/esoterico di circostanza. Ostico e sublime."
"Capolavoro!" na Itália, "Causa perdida" em Portugal.
Caramba, ainda fomos tocar em Barcelona em '96, porque não seguimos logo caminho para Itália!?

15/05/2008

Acordo Tortográfico


No passado dia 8 de Maio um Manifesto/Petição contra o Acordo Ortográfico, assinado por 17.300 pessoas foi entregue a Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República.
Hoje, uma semana depois, o número de assinantes já duplicou: mais de 34.000.
Encontrei um texto "Acordo Tortográfico" de Miguel Esteves Cardoso, publicado em 1986, gostei.
E a imagem acima vi no blogue: http://pensovisual.blogspot.com/

Tigre - a 1h de Buenos Aires



Boludo, o meu cão porteño.

13/05/2008

Caminito 1



Hola, Boludos!

Marilyn Monroe - Tom Ewell & .......Rachmaninov!

Caro Rui R., lembrei-me do teu post de 31 de Dezembro 2006: "Consultório Musical: a solução de quase todos os problemas". Numa secção de 46(!) comentários os estimados Doutores Partituras e Contratempos prescreveram várias receitas musicais, entre as quais este fragmento magnífico do filme "The Seven Year Itch" ("O Pecado Mora ao Lado"). Continuo a considerar o "Consultório" (lamentavelmente desactivado) um ponto alto deste blogue. Divertimo-nos tanto!
http://www.anacruses.blogspot.com/2006/12/consultrio-musical-possvel-soluo-para.html

12/05/2008

A Alopécia Androgénica e o som das caixas Multibanco

Desde há muitos anos que tenho o hábito de tocar caixa multibanco. Mas só daquelas que são encaixadas nas paredes e que têm um revestimento metálico (não fiquem preocupados com a minha saúde mental). É impressionante a quantidade de sons diferentes que se consegue sacar de uma caixinha que parece só dar dinheiro. E eu gosto especialmente de acompanhar o som da máquina a imprimir o talão pois o ritmo é sempre incerto e faz-nos esquecer do valor do saldo.

Há uns dias estava eu a fazer 40€ de música multibanco quando um antigo colega me reconheceu e me chamou. Pensei que me tinha reconhecido pelo som e felicitei-o pelo bom ouvido e ele respondeu que de costas eu estou muito diferente por causa da minha careca.

Ora, não sei muito bem o que é que ele quis dizer mas corrigi-o e disse-lhe que eu não tinha careca mas que sofria mesmo de Alopécia Androgénica. Ele despediu-se com um ar muito comprometido, provavelmente a pensar que eu estava muito doente.

10/05/2008

"In Absentia" - Quay Brothers / Karlheinz Stockhausen (2000)




No ano 2000 os irmãos Quay criaram, numa singular colaboração com o compositor de vanguarda Karlheinz Stockhausen (desaparecido há poucos meses), o filme "In Absentia", para mim um dos projectos mais perturbadores da obra deles. Um filme sobre o tema loucura, uma mulher solitária num hospício a escrever cartas ao seu marido (aqui a primeira parte, ir ao site YouTube para ver a segunda parte).
Hoje à noite os irmãos apresentam o seu trabalho no Festival Monstra 2008 no Teatro Maria Matos.

Cesária Évora - "Ausência"

"Next Life" - Woody Allen



"In my next life I want to live my life backwards.You start out dead and get that out of the way. Then you wake up in an old people's home feeling better every day. You get kicked out for being too healthy, go collect your pension, and then when you start work, you get a gold watch and a party on your first day. You work for 40 years until you're young enough to enjoy your retirement. You party, drink alcohol, and are generally promiscuous, then you are ready for highschool. You then go to primary school, you become a kid, you play. You have no responsabilities, you become a baby until you are born. And then you spend your last 9 months floating in luxurious spa-like conditions with central heating and room service on tap, larger quarters every day and then Voila! You finish off as an orgasm!

I rest my case".

Este texto de Woody Allen foi-me enviado ontem por mail pelo caro sócio-bloguista (mas o mais ausente ultimamente) Fernando Mota. Ripostei logo que seria um magnífico post para "Anacruses". Fernando respondeu: "Tens toda a razão! Peço-te que o ponhas lá tu... Estou a fazer as malas...amanhã às 08.45 horas parto para Buenos Aires... o amor..."

O.K. Fernando, la vita è bella, o tango no próximo post é para ti.

09/05/2008

Os irmãos Quay


O meu post do passado dia 6 (filme de animação do cineasta Jan Svankmayer) foi inspirado pela visita à exposição "Dormitorium - cenários dos filmes dos irmãos Quay" no Museu da Marioneta (ainda até ao próximo domingo dia 10, vale a pena!).
"Os irmãos (gémeos) Quay nasceram nos Estados Unidos onde estudaram ilustração, mas mudaram-se depois para Londres onde deram liberdade à sua imaginação. Filmes com marionetas numa atmosfera escura num universo surrealista. Influências de Leste: os animadores polacos Borowczyk e Lenica, os checos Franz Kafka e Jan Svankmayer" ("O Público").
Na exposição, além dos cenários, também são exibidos (fragmentos de) filmes, entre os quais "Street of Crocodiles", considerado um dos dez melhores filmes de animação de todos os tempos, a ver em

Bleeding Heart Narrative soundtracking The Brothers Quay's 'Street of Crocodiles from Tartaruga Records on Vimeo.

Uma entrevista com os irmãos Quay no estúdio em Londres a ver em

08/05/2008

Acidente surreal

O melhor é transcrever a notícia:

"Rezavam o terço em voz alta pouco depois de reiniciar a caminhada que os levaria até Fátima, quando foram apanhados desprevenidos por um carro desgovernado. Os cerca de 80 peregrinos mal se aperceberam quando pelas 05.30 horas, um condutor de 20 anos que regressava da Queima das Fitas no Porto, adormeceu e os abalroou quando seguiam na Estrada Nacional nº 1, no Lugar da Vergada, Santa Maria da Feira (1). Nove pessoas, entre os 27 e 74 anos, ficaram feridas, Uma delas, um homem de 50 anos em estado muito grave, encontra-se em "coma e com ventilação mecánica" devido a um "traumatismo crânio-encefálico grave".....
"Apesar do acidente, nenhum dos peregrinos apontou um dedo acusador ao condutor (2). O rapaz apresentava uma taxa zero de alcoolémia (3), tendo-se despistado porque adormeceu ao volante. "Não nos apercebemos de nada, aquilo foi de repente e cairam pelo menos 12 pessoas com o embate", contou ao DN (a fonte da notícia) Olinda Araújo, uma das peregrinas que continuou caminho. "Continamos, que remédio...meu Deus, se não fosse para cumprir uma promessa nem vinha, que custa muito" (4) , admite, adiantando que "o rapaz adormeceu mas deu-se logo como culpado (5) e ficou lá até serem todos levados para o hospital. O que nos valeu foi que ele travou porque vinha muito devagar, foi a nossa sorte" (6).

Notas:

(1) 80 peregrinos às 05.30 horas na Estrada Nacional nº 1, ainda por cima no Lugar da Vergada. Não encontro a palavra "vergada" no Dicionário da Língua Portuguesa, mas penso que "verga" está para "vergada" com "vergalho" está para "vergalhada". Estes peregrinos estavam a tentar o Diabo, estavam a pedi-las, nem Nossa Senhora de Fátima os salvava...
(2) Foi Deus.
(3) Um estudante vem da Queima das Fitas às 05.30 horas e apresenta uma taxa zero de alcoolémia!!??
É um santo! Foi mesmo Deus.
(4) 80 peregrinos, 12 são atropelados, mas os outros continuam a peregrinação, pois têm uma promessa a cumprir. Sei que posso hostilizar metade da população portuguesa com esta afirmação mas para mim são mentecaptos, todos!
(5) Outra razão para "ninguém apontar um dedo acusador": nomeadamente na região do Porto ultimamente os condutores têm fugido depois dum atropelamento.
(6) É só imaginar esta situação. Surreal, mesmo.

04/05/2008

Dia da Mãe 2008 (sim, 2008)


Hoje visitei a exposição "Dormitorium - Cenários dos filmes dos Irmãos Quay" no Museu da Marioneta, Convento das Berardas, Rua da Esperança, Santos-o-Velho, Lisboa (muito recomendado, info no site http://museudamarioneta.egeac.pt/ ).
Nos escaparates com publicações culturais do museu encontrei também uma revista de moda com imagens da modelo Isabel Figueira, título da revista: "Woman again".
Isabel Figueira é mãe de um bebé de um ano....
Tive logo um pressentimento, confirmado pelo texto do editorial da revista:
"Entrando numa nova etapa da sua vida e carreira, Isabel Figueira sente-se mais sensual e atraente que nunca no editorial de moda realizado pela Chick Intimate Cult. O título, "Woman again", é simbólico porque a lingerie representa a exaltação da beleza feminina e para Isabel (que está deslumbrante) representa o desafio de voltar a transmitir toda a sua sensualidade numa sessão de moda, depois da sua vida dar uma volta de 180 graus com o nascimento do seu primeiro filho."
Parabéns, mães...