21/03/2008

Hugo Claus (1929 - 2008)


Morreu num hospital em Antuérpia o escritor e pintor belga (flamengo) Hugo Claus, considerado um dos poucos candidatos a um Prémio Nobel da Literatura em língua neerlandesa. Vítima de doença de Alzheimer, optou pela eutanásia, legalizada na Bélgica.
A sua obra máxima é "Het verdriet van België", editado em português como "O desgosto da Bélgica" (ed. ASA, 1997), o livro descreve um negro período da história de Flandres, o colaboracionismo durante a Segunda Guerra Mundial, é também uma crónica do provincianismo e da mediocridade da sociedade em que o escritor cresceu.
Claus nasceu em Bruges, estudou num severo colégio interno católico em Kortrijk (Courtrai) e viveu depois em Paris, onde foi influenciado pelo movimento surrealista e especialmente por Antonin Artaud, que ele considerava o seu pai espiritual. A partir daí decidiu escrever em neerlandês, ou melhor em flamengo, um dialecto mais "sumarento" (e dífícil de captar em traduções) do que o neerlandês da Holanda, sobretudo nos diálogos entre as personagens dos seus romances.
Tenho uma recordação pessoal especial: em Maio 1997 Hugo Claus participou num colóquio de escritores e poetas em língua neerlandesa na Casa Fernando Pessoa. Por coincidência os meus pais, ambos mais ou menos da mesma idade que Claus e admiradores da sua obra, estavam nessa altura de visita a Lisboa para celebrar os seus capícuos 44 anos de casamento e fomos assistir ao colóquio.
Daqui a dois meses espero celebrar com eles os "ainda mais" capícuos 55 anos na Holanda...

4 comentários:

rui mota disse...

Um grande escritor, o Hugo Claus, que também tive o prazer de escutar em Amsterdão. Dele só li "O Desgosto da Bélgica" (na versão original) já lá vão uns anitos. Um marco na literatura flamenga.
Se algum escritor belga merecia o Nobel, era ele.

Dumuro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
rui disse...

Fiz em 2003 um texto dele "sexta-feira" com o Teatro dos Aloés. Foi o espectáculo onde tive de dizer mais texto em toda a minha vida mas foi um prazer ir descobrindo a genialidade da escrita de Hugo Claus.

Unknown disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ