03/03/2008

Guillermo Enrique Torres - "Julian Conrado" (1954 - 2008)




No combate anteontem entre as forças colombianas e os guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) morreu (também) o compositor e músico Guillermo Henrique Torres, conhecido como Julian Conrado, desde que se juntou às FARC em 1983. Ele compôs e gravou com outros guerrilheiros mais de uma centena de canções sobre a luta e a realidade social na Colômbia. Entre 1998 e 2002, durante o diálogo entre as FARC e o Governo de Andrés Pastrana, ele foi o responsável para as reivindicações em temas culturais, mas as negociações falharam. Foi neste período que ele compôs a música deste vídeo "Arando la paz", uma passagem rápida pelas últimas décadas da história colombiana para justificar as razões que levaram as FARC à luta armada em 1964.

Nos Estados Unidos "Julian Conrado" era procurado por envolvimento, através das FARC, em narcotráfico: http://www.state.gov/p/inl/narc/rewards/63851.htm .

Depois do referido combate em solo equatoriano no fim de semana passado a situação na região é tensa: movimentos de tropas equatorianas e venezolanas para as fronteiras com a Colômbia, acusações do governo colombiano aos governos vizinhos de manter contactos com as FARC.

Presidente Álvaro Uribe de Colômbia é pró-americano, ao contrário dos seus vizinhos. Hugo Chavez chamou "Satanás" ao George W. Bush, o presidente do Ecuador Rafael Correa, um católico de esquerda, considerou esta comparação "uma injustiça perante o Diabo". Agora o Ecuador já manda refinar o seu petróleo na Venezuela (era antes nos Estados Unidos).....

Entretanto as FARC afastaram-se muito dos seus objectivos originais: a luta a favor do povo colombiano e contra os interesses das empresas multinacionais. Não há justificação possível para sequestros, torturas e (possível?, provável?) narcotráfico. Parece-me que o movimento está num beco sem saída. Na Holanda é notícia o diário de uma estudante holandesa que em 2002 aderiu voluntariamente às FARC, mas agora quer sair, pois "já nada disto faz sentido".

Do outro lado também acho super-hipócrita a atitude dos norte-americanos, alegadamente só preocupados com o narcotráfico, sem falar sobre os seus interesses no petróleo, mas isto já é hábito.

7 comentários:

Anónimo disse...

Parece que o timing não é o melhor para ir até à Colômbia.
Depois dou notícias se houver net no hotel.

Rui Mota disse...

A FARC surgiu num contexto histórico completamente diferente do actual, quando a palavra de ordem do Che era: "criar um, dois, três, muitos Vietnams". Com a queda dos regimes ditatoriais regionais e o aparecimento de regimes mais democráticos na América do Sul, as guerrilhas perderam a sua razão de ser, também muito por falta do apoio soviético.
As FARC de hoje, como de resto a ETA, ou mesmo a IRA (entretanto desmantelada) deixaram puramente de fazer sentido.
De facto, as FARC passaram a ser um movimento ligado ao crime organizado (droga e não só) que se reclama do ideário marxista para justificar os meios que usa. Uma história tenebrosa, que só não terminou porque provavelmente os "barões da droga" são hoje muito mais poderosos do que os "guerrilheiros". Enquanto houver dinheiro, há "guerrilha" para proteger os produtores de coca.


RM

P.S. desculpa lá o tom "leninista-explicativo"...

Rini Luyks disse...

A ver também o excelente documentário do jornalista australiano John Pilger "The War on Democracy" no post a seguir.

xistosa, josé torres disse...

Mas não só.
A guerrilha é agora apoiada pelo presidente Venezuelano.
( li algures, numa entrevista duma jornalista espanhola, depois do incidente com o rei de Espanha que Hugo Chavez, é mais bronco que os barões que controlam as FARC)
Foi ele que aconselhou o índio boliviano, ... esqueci-me do nome ... a cortar o gás ao Brasil.
Esqueceram-se que o dinheiro ou divisas, é, toma lá dá cá ...
Ah! Evo Morales, quando se apercebeu que sem dinheiro não há comida, ajoelhou-se aos pés ... dos brasileiros, os seus consumidores de excelência ...

O mundo está do avesso e não se vislumbram vencidos ou vencedores ... só VÍTIMAS !!!

E são estes cadáveres que flutuam pelo mundo !!!!

Anónimo disse...

Não se pode acreditar nos media. hoje em dia são apenas instrumentos de outros poderes e querem pintar a realidade como querem e nós sem sabermos vamos ficando formatados à sua ficção.

Anónimo disse...

Concordo, Rui, as grandes agências de notícias estão nas mãos de oligarcos. Por isso confio mais na informação de independentes como John Pilger. Já viste o documentário?
Espantosa a informação que ele conseguiu tirar de ex-oficiais da CIA, por exemplo.
Boa estadia em Bogotá!

Apelido disponível: Sala Fério disse...

É ... parece que esse post tá furado. O cara foi capturado agora, em maio de 2011, na Venezuela - e entregue por Chávez à Colômbia. Parece que Chávez quer livrar o país dele de uma invasão yankee sob pretextos de cooperar com as FARC ou com os narcos ...