24/06/2010

A transportadora T.S.T. suprimiu a linha da praia 153!

"Entre no espirito - chegar à praia sem stress é outra qualidade - deixe-se ir na T.S.T." reza o anúncio no site: http://www.tsuldotejo.pt/.
Até agora uma das linhas T.S.T. mais úteis (e rentáveis, suponho!) era sem dúvida o autocarro nº 153 com o percurso Praça de Espanha - Costa da Caparica (via rápida) que levava, de 20 em 20 minutos e sempre lotado, milhares de veraneantes até às praias da Costa.
Até agora, pois a transportadora decidiu acabar com a linha: já não há 153 entre 10h15 e 16h25!
Como alternativa é oferecida a linha 161 Areeiro - Costa da Caparica, mas esta já existia!

Vejamos as diferenças para os passageiros.
- A linha 153 fazia o percurso Praça de Espanha - Alcântara - Costa da Caparica, três vezes por hora na época balnear. Duração da viagem: menos de meia hora, uma maravilha!
- A linha 161 faz o percurso Areeiro - Campo Pequeno - Praça de Espanha - Alcântara - Costa da Caparica, duas vezes por hora!
Consequências para os próximos meses de Verão: quem quiser ir de Lisboa até à Costa de autocarro tem de se deslocar forçosamente até ao Areeiro para ter um lugar garantido, pois nas outras paragens o autocarro já vai estar (sobre)lotado. A partir do Areeiro a viagem é 50% mais caro do que a partir da Praça de Espanha (seis unidades de módulo em vez de quatro) e demora muito mais tempo.
Alternativa: viajar até à estação fluvial do Cais do Sodré, apanhar o barco até Cacilhas (de 20 em 20 minutos) e em Cacilhas o autocarro até à Costa (de 40 em 40 minutos)....
Lindo serviço, fomos roubados!

Obviamente enviei a mesma mensagem ao serviço "Apoio ao cliente" da transportadora.
Vamos ver...

P.S. como reparou o caro visitante "p{H}antasma" nos comentários: a partir de hoje 26 de Junho estará em vigor um novo horário da linha 153 com em média duas autocarros por hora, ainda bem!
(Mas antigamente era a partir do iníco de Junho e três autocarros por hora...)

7 comentários:

rui mota disse...

Não se percebe a decisão, de facto. Será interessante ver a resposta que os "iluminados" gestores da TST vão dar. Não desistas de protestar. Eu, todos os anos, envio dezenas de protestos e recebo sempre respostas. Nem sempre vejo satisfeitas as minhas reivindicações, é verdade, mas às vezes ajuda...

p{H}antasma disse...

Convido Rini Luyks a visitar o seguinte link: http://www.tsuldotejo.pt/visualiza_carreira.php?cod_carreira=265

Este horário entrará em vigor amanhã, dia 26 de Junho de 2010.

Rini Luyks disse...

Obrigado, p(H)antasma.
Algum bom senso na T.S.T. então.
Mesmo assim, o número de autocarros 153 a circular é ainda significativamente menor do que em anos anteriores: em geral de meia em meia hora (e só uma por hora na hora do almoço).
De qualquer maneira, menos mal.

p{H}antasma disse...

Se considerar além da 153 a 161 e a 186 (todas elas circulam via Pç. Espanha e Alcântara), verá que a cadência não piorou, pelo menos com os horário de verão ;)

Rini Luyks disse...

Aí tenho que discordar, caro p{H]antasma: a linha 186 só tem dois autocarros por DIA(!), por isso não contribui quase nada, e como já disse: tanto o 161 como o 186 (ambos com uma duração de viagem de perto de uma hora do ponto de partida até à Costa, chato) já estarão (sobre)lotados quando chegarem à Praça de Espanha!
O melhor parece mesmo apanhar o 153 na Praça de Espanha (ou rezar e tentar a sorte na Alcântara).

Rini Luyks disse...

Recebi resposta da T.S.T.:
De: ger@tsultejo.pt, assunto: "resposta à reclamação enviada".
"Exmo. Senhor, acusamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção. As alterações efectuadas nos horários e a normalização do percurso das carreiras de e para Lisboa teve por fim proceder a uma utilização mais eficiente dos meios envolvidos e ao aumento da oferta para muitos dos nossos clientes, elevando, desta forma, o seu nível de satisfação. Com os melhores cumprimentos. O Centro Operacional de Almada".

O.K. T.S.T., para já "we are cool".

Unknown disse...

o autocarro 153 vai ate a fonte da telha?