15/06/2010

1000





O número 1000 faz-me lembrar o patriarca Metusalém que viveu (se podemos acreditar nos dados na Bíblia) durante quase um milénio. Morreu com 969 anos na época do dilúvio. Todos os primeiros patriarcas viveram muito tempo, até a geração de Noé e os seus filhos Sem, Cam e Jafet.

Segundo Génesis 6:3, depois do dilúvio Deus acabou com a longevidade do homem:
Então Yahveh disse: "O meu espirito não permanecerá indefinidamente no homem, pois o homem é carne, e os seus dias não ultrapassarão os cento e vinte anos".
De facto, como se pode ver na curta lista de alguns patriarcas aqui abaixo, as idades de Abraão e Isaac já ficaram mais próximas dos "super-centenários" dos nossos tempos (mesmo assim, o Abraão aos 100 anos a engravidar a Sara já com 90: continua a ser uma façanha, não é para todos):
nome - idade ao ser pai - idade ao morrer (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metusal%C3%A9m
Adão - 130 - 930
Metusalém - 187 - 969
Noé - 500 - 950
Sem - 100 - 600
Abrãao - 100 - 175
Isaac - 60 - 180

Caro leitor, brincadeiras aparte: este é o 1000º post do blogue Anacruses!
Nenhum dos sócios deste blogue vai chegar a uma idade próxima daquelas referidas no livro Génesis, mas o site http://in20years.com/ propõe-nos um olhar num futuro mais próximo:
"In20years is using advanced face detection and morphing technology to predict what your face would look like in 20 or 30 years from now. All you have to do is upload your photo. You can also see what future holds for you if you were a drug addict..."
Três fotos "tratadas" dos sócios deste blogue ficaram como se vê aqui acima.
No meu caso e no caso do Rui, acho que os resultados são bastante aceitáveis, no caso do Fernando suspeito duma curiosidade qualquer na foto original (não tenho outra à mão...), o Fernando daqui a 20 anos fica mais parecido com o actor Nicholas Cage!
Ainda não tive coragem de verificar os resultados após aplicação das opções "+ 30 anos" e/ou "drug addict"!

3 comentários:

rui rebelo disse...

Isto é maravilhoso. Daqui a vinte anos estamos todos iguais só que um pouco mais desfocados, o que só quer dizer que quem nos vir daqui por vinte anos estará a ver pior.

Rini Luyks disse...

Eu também receio que daqui a 20 anos as alterações não se vão limitar a mais umas rugas e um olhar mais baço, Rui! ;)

Susana Serrano Pahlk disse...

Parabéns pelo milésimo post.
Continuem divertidos e não pensem muito na idade. Toca a todos os que não se vão antes do tempo.