30/08/2007

Sonata em Si menor de Domenico Scarlatti

.
Depois de um comentário de Susana Serrano ao meu post anterior fui visitar o blogue "Suco, Suquinho, Sucodinho" (link já na nossa lista de "Harmonias" aqui ao lado) e encontrei lá um video YouTube da "Sonata em Si menor - Allegro" de Domenico Scarlatti. Ouvi esta obra pela primeira vez no ano passado durante a Festa da Música no CCB (folheto na imagem, clicar para ampliar), interpretada pela pianista Anne Queffélec, e a melodia simplesmente não me saiu da cabeça, adorei, adorei, adorei!
Foi difícil encontrar uma gravação em CD. Para começar há uma confusão de números de catálogo: a obra está registada como K27 (cat. Kirkpatrick), mas também como L449 (cat. Longo).
Afinal encontrei no Porto uma gravação em cravo do meu compatriota Pieter-Jan Belder (triplo CD: Scarlatti - Complete Sonatas - Volume I, Sonatas K1 - 48). Este cravista começou no ano 2000 a tarefa hercúlea de gravar todas as 555 sonatas de Scarlatti para a editora Brilliant Classics (e parece que vai conseguir: acabou de sair o Volume IX, Sonatas K372 - 427....).
Mesmo assim, não fiquei inteiramente satisfeito: esta versão da sonata K27 em cravo tem a duração de quase quatro minutos, não muito "Allegro"....
No video do YouTube acima referido o virtuoso pianista Arturo Benedetti Michelangeli toca a obra em dois minutos e meio, fantástico! Obrigado, Susana!

3 comentários:

Rini Luyks disse...

Um pequeno puzzle musical/matemático: Michelangelo toca a peça em Si menor, mas eu estou a ouvir nitidamente a escala de Dó menor (como pode verificar facilmente quem tem por perto um instrumento minimamente afinado). Quer dizer que o filme anda demasiado depressa, de maneira que a frequência da nota Si é transformada em frequência da nota Dó.
Numa página na net sobre escalas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_diat%C3%B4nica) li que para "sustenir" uma nota (por exemplo de "si" para dó") temos de multiplicar a sua frequência por 25/24. Isto corresponde exactamente a um fenómeno muito conhecido: um vídeo gravado em 24 imagens por segundo, mas depois passado num leitor a uma velocidade de 25 imagens por segundo.
O vídeo de Michelangeli no YouTube tem uma duração de 2 minutos e 33 segundos. Pergunta: qual foi a duração da gravação!? (muito fácil com estas ajudas todas...)

Anónimo disse...

Não haverá aqui uma armadilha!?

Susana Serrano Pahlk disse...

Olá Rini! Ainda bem que encontraste uma coisa interessante no meu blog. É isso que gosto na blogosfera: partilhar estas pequenas coisas que são afinal bem grandes, mesmo com desconhecidos amigos.
Deixo-te aqui um link para mais um Scarlatti no youtube e de que gostei:
http://www.youtube.com/watch?v=46gegywmJwg
Até à Póvoa.