17/04/2007

Descobri que sou Pintor

Há uns dias um jovem rapaz disse-me que era músico e que naquela noite ia tocar. Eu perguntei-lhe que instrumento tocava e ele respondeu que era D.J.

Não quero ser preconceituoso mas será que a manipular música feita por outros é fazer música?

Então, eu pego em imagens de quadros do Van Gogh e do Malangatana (postadas recentemente), manipulo-as no photoshop e digo que sou pintor...



15 comentários:

Lilian Ganzerla Cardoso disse...

Hahahaha;
um DJ com certeza não é músico, e sim, um "artista" que seleciona certas músicas para certo público.
Se um DJ for músico, posso pegar composições de Noel Rosa, Chico Buarque e Nara Leão, mistura-las e virar uma compositora de primeira!

Cada uma.

Até.

Anónimo disse...

Noel com Chico deve ser bombástico. Não sabia que a belíssima cantora Nara Leão também tinha sido compositora.

António Pires disse...

Olá Rui,

Excelente questão, esta! A mim - que também brinco aos DJs de vez em quando - sempre me custou imenso ouvi-los dizer «Vou tocar ao Lux» ou onde quer que fosse e longe, muito longe, de mim usar essa expressão sempre que cruzo uns discos à frente de umas pessoas. É óbvio que há milhares de DJs que não tocam: passam, cruzam, seleccionam, colam, seja lá o que for... (o Brian Eno dizia que para se ser bom DJ basta ter uma boa colecção de discos). Mas, como em tudo, há excepções: há muitíssimos DJs de hip-hop que pegam em discos de vinil e manipulam-nos ao vivo, criativamente, fazendo assim uma música completamente nova. E sim, esses não tenho dúvidas de que são músicos. E até alguns dos outros o são ou estão lá perto: por exemplo, a maneira como os 2 Many DJs cruzam e misturam discos de variadíssimos géneros diferentes é também uma forma artística fabulosa. Curiosamente, os 2 Many DJs também são músicos - têm uma banda, os Soulwax - e, na minha opinião, não são tão interessantes enquanto músicos como o são enquanto DJs...

Um abraço

Pedro Fernandes Martins disse...

Para mim um músico é a pessoa que é capaz de produzir música. Penso que quem se limita a interpretar música já feita por outros é uma espécie de músico - um intérprete, talvez. O músico cria a sua música, influenciado pelos seus gostos, vivências. É uma que surge, após começar a tocar algum instrumento. Também há quem faça música sem saber tocar qualquer instrumento musical, como é lógico. Lembro-me perfeitamente, quando acabei o meu exame de guitarra do 5º. grau do Conservatório, de dizer ao meu professor que tinha ficado extremamente desapontado por ele não me ter deixado tocar uma música minha numa audição. A opção de deixar o Conservatório no final do 5º. grau foi minha, não me arrependi. Penso que um músico só fica completo quando ouve a música dos outros, é capaz de tocá-la e ainda é capaz de ter as suas próprias criações. Uma pessoa deve ter gosto quando pratica e vive a música. Só se deve tocar um instrumento musical se se tiver mesmo vontade e/ou curiosidade. Quem é obrigado a frequentar uma escola de música e não tem vontade de o fazer, deve abandonar de imediato a escola, pois pode passar a odiar a música, ou determinado instrumento. Essa "coisa" de os Conservatórios e as próprias famílias das pessoas (das mais jovens, sobretudo) querem ser uma "fábrica de músicos - produção em série" é uma coisa completamente macabra e nada didáctica. Neste momento posso dizer que sou feliz e me dou bem com a música! Continuem com o bom trabalho. Gostei mesmo muito deste post. As coisas não precisam de ser grandes para serem pertinentes e motivarem as pessoas a comentar ou dar opinião. Boas postagens!

PFM
http://vaga-aberta.blogspot.com

António Pires disse...

Off-topic (mas que tem a ver com o comentário no meu blog): Se eu tivesse que escolher uma, e apenas uma, canção que «resumisse» a obra do José Mário Branco escolheria a «Chulinha» («Eu vim de longe, eu vou p'ra longe...»).

rui rebelo disse...

O problema desta temática é que teríamos que chegar a um acordo quanto ao que é música. Para mim tem o sentido mais abrangente possível e é tudo aquilo que o ser humano faça com o objectivo de fazer música. pássaros a cantar não é música mas a forma como os ouvimos já pode ser. Existe portanto a boa música e a má música. Seguindo este raciocínio há os bons músicos e os maus músicos, logo os DJs são todos músicos. Há no entanto um senão em relação a isto que tem a ver com a matéria prima musical que é a manipulação do objecto reprodutor de som acústico.
Entre o cozinheiro que cozinha e tempera a sua comida e aquele que compra comida congelada e a aquece no micro-ondas há uma diferença óbvia mesmo que a comida congelada tenha muito mais qualidade que a manufacturada, de uma pode dizer-se que foi cozinhada e da outra não (pelo menos por quem apenas a aqueceu).
Não conheço os DJs que o António referiu, mas o resultado do seu trabalho é música com certeza. Tenho muitas reticências em chamar-lhes músicos.
Eu sou músico de profissão, e há muito trabalho que fiz mais como artista sonoro do que como músico. daí a diferença entre o pintor e o artista plástico que quis deixar implícita no post.
Aceito todas as novas técnologias na criação musical mas qualquer dia chamamos jogador de futebol a um jogador de playstation...

Lusófona disse...

Ser ou não Ser ?? hehehe

Muito bom esse post!

Bjs

zé lérias (?) disse...

DJ não é músico, enquanto manipulador de "vinis". Mas pode ser um grande músico, não tenham dúvida...

aminhapele disse...

Uma questão interessante,a que colocou.
O que é arte?
O que é um artista?
Gostaria de saber responder,mas limito-me a ouvir opiniões.
Há poucos anos organizei um evento cultural,coisa pequena,que englobava um concurso de fotografia.
Não sou fotógrafo,nem mesmo amador.
Constitui-se um júri,composto por 3 grandes fotógrafos,de mais que reconhecido mérito.
Pois,das actas da reunião do júri,fazia parte uma longuíssima discussão sobre se uma das fotografias,por todos apontada como muito boa,não teria sofrido de alterações computadorizadas.
Essa fotografia ganhou o concurso,com a declaração de voto de um dos membros do júri,que afirmava não estar certo de que aquilo era uma verdadeira fotografia...
Um abraço.

Maria disse...

E dizes muito bem... Porque ficou giríssimo...
Mas não abuses, foi mesmo só uma brincadeira, que por acaso até resultou...
É, hoje as pessoas são capazes de misturar tudo, nas várias profissões...
Por exemplo, eu nunca vi tantas "secretárias" sem um pingo de formação académica na área como hoje...
Foi o exemplo que me vio à cabeça. Mas há outros, há tantos....

Ezequiel Coelho disse...

Já se percebe que a discussão "tem pano p'ra mangas"...
Obviamente que ser pintor é muito mais do que fazer "copy-paste", embora os artistas sempre se tenham deixado fascinar pelas inovações técnicas, a maioria delas surgiu após o Renascimento, (camera escura (Séc.XVI), pantógrafo (séc XVII), etc).
Efectivamente, existem muitas pessoas que, devido à sua grande capacidade inovadora, se "transformam" em "mestres", com um elevado número de seguidores.
Hoje em dia, apesar de parecer o oposto, é difícil ser-se um genuíno criador, dada as dezenas de camadas de informação à quais todos têm acesso e que se sedimentam nas nossas mentes como cola de contacto.

redonda disse...

Bem...este quadro parece-me muito bom :)

sil disse...

hum!
será artista... "plástico"?

Anónimo disse...

artista de plástico, assim como a comida?

Anónimo disse...

para mim, isso não é arte.