19/01/2010

Kate McGarrigle (1946 - 2010)

Há quase dois anos ( http://anacruses.blogspot.com/2008/02/agnus-dei-rufus-wainwright.html ) postei neste blogue um vídeo de Rufus Wainwright a cantar ao vivo a sua versão do "Agnus Dei". Na altura propus esta música como "banda sonora" para uma manif no Conservatório Nacional em defesa do ensino musical, ameaçado a ser sacrificado como um "Agnus Dei" (cordeiro de Deus)...

Hoje encontrei no Youtube uma outra versão não menos emocionante deste tema e outra vez a razão do post é triste: morreu a mãe do Rufus, a cantora folk Kate McGarrigle.

As irmãs Kate & Anna McGarrigle actuaram juntas durante três décadas, eram conhecidas pela originalidade e as harmonias vocais das suas músicas. Na Holanda tiveram um grande "hit" em 1976 com "Complainte pour Sainte Catherine", http://www.youtube.com/watch?v=Sn7B1YQxp_c (abrir os ouvidos, fechar os olhos) .

Oriundas da região de Montreal no Canadá, as irmãs fizeram questão de cantar tanto em inglês como em francês, importante gesto de reconciliação numa época quente do separatismo quebequois.

No vídeo aqui acima Kate & Anna McGarrigle cantam "Hard times come again no more" na companhia de Rufus Wainwright, Emmylou Harris e outros músicos amigos.

6 comentários:

rui r. disse...

já passou de cordeiro a carneiro...

Rini Luyks disse...

Olha Rui, recebi ontem mesmo o folheto da nova temporada dos Artistas Unidos, incluindo obviamente "Rei Édipo" com 40(!!) actores em palco, incluindo Diogo Infante e (mais) seis crianças :), com música original de Pedro...Carneiro!

Por acaso não estavas a referir-te a isso, pois não!?
(Sempre com frontalidade, sim senhor!)

Rui Rebelo disse...

Não, por acaso não. Mas estou curioso para ver o que dali sai. Tive pena de não fazer esta, mas há males que vêm por bem...
(o contrário de frontalidade será traseiralidade?)

Rini Luyks disse...

"Traseiralidade" é um neologismo que me interessa bastante, Rui. De facto deve ser uma "Cú-alidade" notável :))!

No meu outro blogue "O gato do Alekhine" (partilhado por quatro xadrezistas) assumi desde o início, mais do que no "Anacruses", o papel de "Dirty Old Man", coisa que não surpreendeu aos meus colegas xadrezistas, pois para muitos o artista não casado e já em vias de andropausa inexoravelmente tem de acabar assim. Ainda por cima, uma meia dúzia deles foi ver-me na peça "Imaculados" (Teatro Aberto, 2008), uma peça com algumas cenas explicitas de nudez em palco, o que só veio confirmar as suspeitas, não há nada a fazer...

No xadrez (para quem joga) há uma expressão conhecida: o "par de bispos", cuja posse é considerada como uma certa vantagem no jogo.
Agora que passou no Parlamento a nova lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, escrevi (logicamente) uma pequena post-trilogia sobre o "casal de bispos".
O link com o termo "traseiralidade" parece-me óbvio, mas a escassez de comentários faz-me concluir que o tabu ainda é grande...

Rini Luyks disse...

E... eu também estou curioso em relação ao "Édipo", Rui.
Além da peça vai haver duas sessões de formação com Jorge Silva Melo: "Abordagem à Tragédia Grega" na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, dias 23 de Fevereiro e 2 de Março, às 19 horas.
Vou tentar não faltar.

Rui Mota disse...

Excelente canção e interpretação do Rufus, que eu desconhecia ser filho da Kate. Por acaso, tive o privilégio de assistir a um "showcase" das irmãs McGarrigle com a Emmylou Harris, na Feira FolkAlliance de Montreal, em 2005. Um trio de luxo. Na mesma feira, actuou também a Lhasa, recentemente falecida. Mau ano para o Canadá e para a música Folk em geral. Restam os discos, ainda que das irmãs McGarrigle não haja muitos no mercado português. Lá terei de ir a Amsterdão...