23/01/2010

"True Blood" - Anna Paquin

Sookie Stackhouse em "True Blood" (2008)


Flora em "The Piano" (1993)


Terminou hoje na RTP 1 a primeira série de "True Blood" ("Sangue Fresco" em portugues), mais uma criação de culto do genial Alan Ball ("Six Feet Under", "American Beauty") sobre a coexistência de vampiros e humanos em Bon Temps, uma pequena cidade em Louisiana.
Cada um o seu gosto, mas eu adoro a série, sobretudo pela fantástica presença da actriz Anna Paquin.
Em 1994 ela ganhou um Óscar pela sua actuação no filme "The Piano" de Jane Campion (pequeno aparte: consagrado foi também o compositor Michael Nyman pela banda sonora do filme, no entanto, o tema pricipal não é da sua autoria, foi gravada já nos anos '70 pelo grupo escocês "Tannahill Weavers" sob o título "Gloomy winter's noo awa' ", LP "The Old Woman's Dance" (1978); Michael Nyman mudou simplesmente o compasso de binário para ternário, mas julgou que não havia necessidade de mencionar o "emprestimo"..., uma versão de Dougie McLean em: http://www.youtube.com/watch?v=f2Q7N8gLVcE ).
Quinze anos mais tarde (após participações em filmes como "Jane Eyre" e "X-Men") Anna voltou a ser laureada pelo seu papel de Sookie Stackhouse em "True Blood".
A segunda série de "True Blood" vai ser transmitida nas próximas três semanas, 12 episódios sempre da 3ª a 6ª feira na RTP 1, à uma de madrugada, hora de vampiro...

3 comentários:

Rui Mota disse...

Rini,
Não se pode ver tudo e, como ando distraído com a série "Dexter", esqueço-me que pode haver outras...mas, vou estar atento.
Já agora, tenta não perder o "Dexter" da próxima segunda-feira. Creepy...

Rini Luyks disse...

Pois, Rui M., "Dexter" é também uma daquelas séries da mesma companhia que fez "True Blood" e "Six feet under": Home Box Office (HBO), a não perder.
Não pode ser acaso: o actor protagonista de Dexter, Michael C. Hall foi Dave Fischer, um dos irmãos que tinha aquela empresa funerária em "Six feet under" ("Sete palmas de terra" em Portugal).
Ontem foi o último "Dexter" da primeira série de 12 ...mas já há 48 feitos, vi no Imdb.
Penso que ainda há esperança para a América, enquanto houver gente assim...:)!

Rini Luyks disse...

Hoje, sexta-feira dia 29 (de facto já madrugada de sábado dia 30) a minha escolha é mais difícil: simultaneamente "True Blood" na RTP 2 e "X-Men 2" na TVI.
No último filme actuam, além de Anna Paquin, também Halle Berry e a holandesa Famke Janssen.
Difícil, pois dois televisores em casa não...