05/11/2008

É a minha natureza

O Sapo e o Escorpião

Na margem de grande rio estava, um dia, um sapo que se preparava para passar para a outra margem. Chegou então um escorpião. Também este precisava de chegar à outra margem, mas não podia fazê-lo, pois os escorpiões não sabem nadar. Pediu então ao sapo que o ajudasse a atravessar o rio:   Ouve lá ó sapo. Deixa-me subir nas tuas costas e transporta-me até a outra margem.  Mas o sapo, que bem conhecia o veneno do ferrão do escorpião, respondeu:  - Nas minhas costas? Estás louco!  E o escorpião:  - Não tens nada a temer. Eu desejo atravessar o rio e se te matasse, eu também morreria afogado.   Perante tal argumentação o sapo decidiu aceitar. O sapo entrou na água com o escorpião às costas e começou a nadar. Ainda não tinham chegado a meio do rio, quando o escorpião levantou o rabo e enterrou o ferrão com toda força nas costas do sapo. Enquanto a sua vida se esvaía, o sapo exclamou:   - Estás louco? Vamos morrer os dois!    E o escorpião, já a afogar-se diz:   - É a minha natureza...

1 comentário:

Anónimo disse...

Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava a se afogar e decidiu tira-lo da água, mas quando o fez , o escorpião o picou.

Pela reacção de dor, o mestre o soltou e o animal caiu novamente na água e estava a se afogar de novo.

O mestre tentou tira-lo e novamente o bicho o picou.

Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

Desculpe-me , mas você é um inconsciente, homem! Não entende que todas às vezes que tentar tirá-lo da água, ele irá picá-lo?

O mestre respondeu:

'A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar'.

Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mudes a tua natureza se alguém te faz algum mal ; apenas toma precauções.
Zé de Ceilão