24/08/2008

A bela e a belga




Como antigo (meio)maratonista estou agora, durante esta última madrugada dos Jogos Olímpicos em Pequim, a vibrar com a maratona masculina, tradicionalmente a última prova de atletismo dos Jogos.
O (já muito antigo) recorde olímpico de Carlos Lopes (vencedor em Los Angeles 1984, tempo 2.09.21 h) muito provavelmente vai ser batido, os primeiros 10 km foram percorridos num ritmo louco, em menos de 30 minutos, com os quenianos a arrasar!
Mas ainda tenho na cabeça as imagens de uma das últimas provas desta tarde: o salto em altura feminino. Grande favorita era a croata Blanka Vlasic (foto mais acima), invencivel nas últimas 34(!) competições. Além disso ela é considerada bastante bonita e joga com esta imagem.
Hoje de manhã vi no canal "Euronews" um pequeno retrato dela, cheia de charme e confiança.
Hoje à tarde, depois de três ou quatro saltos conseguidos à primeira tentativa, ela já começou a esboçar os seus conhecidos passinhos de dança de vencedora, pois as outras concurrentes ainda em prova tinham usado mais tentativas para ultrapassar as alturas. Chegou a altura de 2.05 metros e a surpresa: Blanka falhou o primeiro salto, mas a única outra atleta ainda em prova, a belga Tia Hellebaut (foto mais abaixo), passou fazendo aos 30 anos o seu melhor salto de sempre!
Blanka não falhou na segunda tentativa, mas falhou sim os três saltos seguintes numa altura de 2.07 metros. Como nos contos de fada a belga, "patinha feia" mas simpática e modesta, ganhou o ouro!
Ela é proveniente de Antuérpia, cidade onde vivi alguns anos como músico de rua e onde ganhei em 1985 a minha "medalha olímpica" nas 10 milhas (comentário no blogue: http://atletaimprovavel.blogspot.com/2008/05/santa-apolnia-e-triatlo.html . )
Consolação para a Blanka: ela só tem 24 anos, por isso continua com possibilidades de chegar ao ouro olímpico no futuro...

9 comentários:

Cláudio disse...

A "bela" lembra-me a fantástica Xana, vocalista dos Rádio Macau e ex-Xana. Gosto mais da Xana do que da Blanka: Sê bem vindo à cidade, rapaz! Adoro a Cidade Fantasma. (Por falar nisso, conheço desde há uns meses para cá a verdadeira cidade fantasma: Rio Maior!)

Cláudio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudio disse...

Apaguei a mensagem anterior: era igualzinha a esta!

Cláudio disse...

Apaguei a mensagem anterior: era igualzinha a esta!

Anónimo disse...

Xana não esconde os dentes...
Blanka é nome de detergente.

Cláudio disse...

Pois... a Xana não esconde os dentes... mas... será que devia?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Claro que não deve, Cláudio, vi a Xana há uns tempos numa entrevista em "Câmara Clara" (a outra convidada foi Manuela Azevedo: duas divas da música moderna portuguesa). Fragmento em: http://www.youtube.com/watch?v=vtUwbuyYEkQ.
Recentemente houve um desentendimento nos Rádio Macau sobre a "venda" da música "Anzol" ao Banco Santander Totta para um spot publicitário com a nova estrela Vânia Fernandes (tão nova e já engolida por um banco, cena triste).
A Xana não estava de acordo!

Cláudio disse...

A Xana tem muita pinta. Quanto a essa Vânia... enfim, canta no tom... e pouco mais. Pelos vistos chega para anúncios de bancos. Mas penso que não dará para muito mais.