13/08/2008

Efeméride


Na semana passada fez 40 anos que Salazar (em 2007 escolhido "o Maior Português de Todos os Tempos" num curioso concurso RTP, apresentado pela jornalista Maria Elisa Domingues) caiu de uma cadeira de lona no Estoril.

Hoje o escritor José Rentes de Carvalho mostrou no seu blogue "Tempo contado" um recorte da revista "Time Magazine" de 19 de Dezembro 1969 (clicar para ampliar).
O texto fala por si: mais de 15 meses depois da queda ainda ninguém tinha tido a coragem "to tell the old man that his 36-year reign is over".
Este "State Secret" podia ter dado uma bela cena extra na "nossa" comédia "Férias grandes com Salazar" do ano passado (texto de Manuel Martinez Mediero, encenação José Carretas, TNDM II 2007).

2 comentários:

Anónimo disse...

Pequeno exercício de autocensura para explicar a menção do nome de Maria Elisa Domingues...
Ponderei escrever no post: ...curioso concurso RTP, apresentado pela jornalista "primeiro Acabada mas depois Regressada" Maria Elisa Domingues, isto sem pôr em causa o seu meritório trabalho como presidente da Myos - Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica. No entanto, é preciso separar as águas....
Mas seria uma repetição: ver post + (muitos) comentários Anacruses 27 de Março 2007.

Anónimo disse...

Não sei se o concurso era assim tão curioso. Que tenha sido a Maria Elisa a fazê-lo, também não é de estranhar...ele há gente para tudo, até para concursos patetas (independentemente do resultado final).