31/08/2007

Nathan Milstein a tocar Bach


Para quem não conhece o violinista fica aqui a sua biografia na wikipedia e um site (julgo oficial)

30/08/2007

Sonata em Si menor de Domenico Scarlatti

.
Depois de um comentário de Susana Serrano ao meu post anterior fui visitar o blogue "Suco, Suquinho, Sucodinho" (link já na nossa lista de "Harmonias" aqui ao lado) e encontrei lá um video YouTube da "Sonata em Si menor - Allegro" de Domenico Scarlatti. Ouvi esta obra pela primeira vez no ano passado durante a Festa da Música no CCB (folheto na imagem, clicar para ampliar), interpretada pela pianista Anne Queffélec, e a melodia simplesmente não me saiu da cabeça, adorei, adorei, adorei!
Foi difícil encontrar uma gravação em CD. Para começar há uma confusão de números de catálogo: a obra está registada como K27 (cat. Kirkpatrick), mas também como L449 (cat. Longo).
Afinal encontrei no Porto uma gravação em cravo do meu compatriota Pieter-Jan Belder (triplo CD: Scarlatti - Complete Sonatas - Volume I, Sonatas K1 - 48). Este cravista começou no ano 2000 a tarefa hercúlea de gravar todas as 555 sonatas de Scarlatti para a editora Brilliant Classics (e parece que vai conseguir: acabou de sair o Volume IX, Sonatas K372 - 427....).
Mesmo assim, não fiquei inteiramente satisfeito: esta versão da sonata K27 em cravo tem a duração de quase quatro minutos, não muito "Allegro"....
No video do YouTube acima referido o virtuoso pianista Arturo Benedetti Michelangeli toca a obra em dois minutos e meio, fantástico! Obrigado, Susana!

28/08/2007

Maré de Agosto - Ilha de Santa Maria




















Quarta viagem (desde Junho) aos Açores para participar com a Kumpania Algazarra no Festival "Maré de Agosto" (Praia Formosa - Ilha de Santa Maria). Um evento cultural único nesta ilha mais pequena do arquipélago, 4 dias de música, exposições, workshop de percussão, passeio pedestre e animação de rua.

A Kumpania tocou na última noite no Palco Castelo, montado nas ruinas do Forte São João Batista. O nosso concerto começou às três e acabou às cinco de manhã, nada especial neste Festival (na noite anterior a banda de Yuri Daniel começou a tocar depois das três e meia, pois no outro palco o velho rockeiro Rui Veloso estava muito inspirado....). Noite de luar, o bater das ondas do mar e um público generoso a celebrar a música connosco.
Antes ainda vi bons concertos do virtuoso percussionista venezolano Luisito Quintero e a sua banda e do New York Ska-Jazz Ensemble.
Alguns faits divers:
- A viagem de meia hora entre as ilhas São Miguel e Santa Maria é feita num avião bimotor. Os propulsores com seis pás fazem um barulho infernal e sobretudo irregular, bastante assustador para passageiros habituados às sonoridades suaves do Airbus Lisboa - Ponta Delgada.
O bimotor também é estreito e o destino colocou-me num lugar ao lado de uma senhora muito "forte", um pequeno problema na altura de ligar o cinto de segurança: inevitável o contacto com uma espessa camada de celulite.
Durante a viagem ela estava, aparentemente descontraida, a folhear uma revista, mas logo depois da aterragem largou das profundezas do corpo um suspiro:"Glória a Jesus!"
- Vantagens da concorrência: na berma da estrada para o Festival uma fila de carrinhos de hot dogs a preços baixos. Escolhi uma vendedora que tinha uma cara honesta. "É com tudo?", perguntou ela, olhar tipo: "Tens a certeza que vais comer esta porcaria?" Era mesmo honesta, mas eu precisava de uma desculpa para depois tirar da boca o horrível sabor do hot dog com mais umas imperiais. Coisas de festivais....
- "Para o teu blogue", disse a nossa produtora Marta. Durante o nosso concerto no meio de muito público ela "perdeu" os óculos. Pediu ajuda, montes de gente à procura dos óculos.... mas afinal ela tinha os bem assentes no nariz.
Provérbio holandês: "O camponês anda à procura do seu burro, sentado nele".
Também podemos pensar numa versão "ao contrário" do ditado: "O rei vai nu".
Engraçado, hein!?
Próxima digressão da Kumpania Algazarra: sexta feira dia 31 Fundão - Festival ViveDonas, sábado dia 1 Paredes - Festival Encontrartes, domingo dia 2 Póvoa de Varzim - Festival Músicas do Mar, sábado dia 8 Amora, Seixal - Festa do Avante, Pavilhão Mulheres, 18 h.

Alabad, o arqueiro


Hoje ofereci um livro a uma amiga minha. Chama-se Zen e a Arte do Tiro com Arco. (O livro, quero eu dizer.) Dele falarei num outro post. Ao procurar por um marcador de livros para incluir na oferta deparei com um da peça O Relato de Alabad, texto do meu amigo Nuno Pino Custódio, levado à cena pelo Teatro Meridional em 2002, com música deste vosso. Contava a história de um oleiro muçulmano obrigado a tornar-se em arqueiro pela invasão de Lisboa por D. Afonso Henriques, o nosso rei. Isso mesmo, a história da nossa conquista vista pelos olhos do OUTRO. Tão actual então como antes e agora. Aqui fica o excerto incluído no marcador de livros:

"É maravilhoso o que as pessoas podem enxergar quando gostam muito daquilo que vêem. Não cumprem apenas o sentido da vista: fica na terra o que se vê, eleva-se aos céus o que se não vê. E a isto, por vezes, chamamos-lhe poesia."

Nuno Pino Custódio

O fenómeno duas luas

Pelos vistos nem toda a gente sabe que Marte nunca poderá ser visto da Terra num tamanho parecido com o que observamos a Lua.

Nesta história o que eu acho intrigante é o facto de tamanhos boatos ganharem o peso que ganham e pergunto-me qual poderá ser o benefício da tamanha difusão de uma informação falsa.

O mais incrível é que acredito que não existe nenhum propósito, apenas o facto das pessoas gostarem de acreditar numa notícia fantástica, ainda que falsa.

25/08/2007

TeatroAgosto

Hoje à noite "O Grande Criador" no Fundão. http://www.teatroagosto.com
Se chover é no teatro se não é ao ar livre. Temos as luzes e o som preparados em dois espaços. É só escolher.


Fica aqui uma foto de Basauri em que parámos a cena para posar para o fotógrafo. É o chamado piscar de olho assumido.

24/08/2007

O Enigma...




No "Pink Floyd Back Catalog" (post anterior do Rui) não reconheci logo a segunda imagem. Afinal é a capa da reedição em CD (1996) do álbum "Relics", o LP original (1971) tinha na capa um desenho de Nick Mason.

Memórias


Há músicas que se ouvem apenas com as emoções das memórias.
E é incrível como há imagens que despertam a memória das emoções dessas músicas e de um tempo em que uma dúzia de anos era toda a existência.

23/08/2007

Tavira II


No meu post de ontem o "Blogger" fez um estranho arranjo espacial das duas fotos, mas por causa da reacção rápida do colega Rui eu já não consegui mudar nada (pelo menos não sabia como...) sem apagar os comentários dele, o que seria uma pena.
A ideia era um "zoom-in" ("ah ah, agora ele tem a mania de perceber alguma coisa de fotografia, ou pior ainda: de cinema, ah ah!").
Quem disse isso? Cala-te!
A ideia então era um efeito de "zoom-in": ver a foto à esquerda, clicar na foto à esquerda, ver a foto à direita, clicar na foto à direita.
Se calhar, Rui, descobres assim onde está escondido o acordeão!?

22/08/2007

dedica-te à pesca


1000 anzóis demoram cerca de 6 horas a serem armados por uma pessoa.

Partem às 2, 3 da manhã.

Lançam as artes, outras.

Ao raiar dos primeiros raios puxam-nas. Com motor. Ou não. À mão.

Contou-me um pescador. De mãos imensas gretadas.

Tavira

(Soundcheck da secção rítmica da Kumpania Algazarra, na foto à esquerda: visto da Praça da República, na foto de cima: visto do outro lado da Ponte Medieval sobre o Rio Gilão. Imagens tiradas pelo quarto elemento da secção, o acordeonista, ausentando-se este temporariamente dos preparativos para o concerto....
Adivinha: onde está o acordeão na foto à esquerda!?).
Um fim de semana prolongado com mais três concertos da Kumpania Algazarra: dois de banda móvel em Famalicão da Serra e na Fábrica de Pólvora (Barcarena) e o último de palco, ontem à noite em Tavira.
A viagem de ida começou muito bem com um almoço espectacular em Setúbal, um rodízio de peixe quase interminável, proposto pelo nosso clarinetista ("É só aviar!", disse o Luís) e por um preço inacreditável (quem quer saber onde!?).
Os preparativos em Tavira decorreram em ritmo de Verão, mas quem não se atrasou foi o público. Depois do jantar iamos calmamente em direcção dos camarins... e apanhámos um pequeno susto: centenas de pessoas nas bancadas da Praça da República, todos já à espera da nossa música.
Compensámos o atraso "inevitável" com um concerto que durou quase duas horas, com muito calor humano, danças exóticas espontâneas no meio do público e no fim até algum assédio feminino a sério a um dos nossos músicos (não, o alvo não fui eu...)

a brincar, a brincar...


De regresso a Lisboa (a minha cidade preferida de todas as que conheci), de regresso ao trabalho (o que escolhi e me escolheu), dou-me por contente por me pagarem para brincar.
A sério! A música e o teatro continuam a ser as minhas brincadeiras favoritas. Não posso é dizer isto muito alto... shiuuu...
A foto é da Praia do Vale dos Homens, perto de Odeceixe. Alguém que brincava a ser criança enquanto eu brincava a ser fotógrafo.

21/08/2007

O Rei da Madeira


Vá lá, uma pedrada no charco, um bocadinho de política neste blogue cultural.
Depois de se recusar a implementar a nova Lei do Aborto na "sua" ilha, o Dr. Alberto João Jardim continuou agora a sua cruzada pelos "valores morais" no comício de Verão do PSD - Madeira: "Querer o casamento de homossexuais é deboche, é degradação, é pôr termo aos valores que nós, portugueses, a nossa alma nacional, tem desde o berço e que os nossos pais nos ensinaram".
Está bonito, está.
(Agradecimentos ao bloguista "Kaos" pela imagem)

20/08/2007

Acontece Que Eu Sou Baiano

No peito dos Afinados como é que bate o coração?

18/08/2007

Salvador Dali no Palácio do Freixo (Porto)


Para quem tiver oportunidade uma visita à exposição de quase 300 obras de Salvador Dali no Palácio do Freixo no Porto é obrigatória (até início de Novembro, aberto até às 22 h, no fim de semana até às 24 h).
Na imprensa bastante destaque foi dado às esculturas do artista, eu fiquei também muito impressionado com a série de 105 litografias "Biblia Sacra", a ver por exemplo em http://www.lockportstreetgallery.com/BibliaSacra.htm (clicar no "Set 1" até "Set 5" e depois em cada thumbnail para ampliar).
E depois de ver a exposição é muito bom matutar um bocado durante um passeio do Palácio do Freixo até à Ribeira ao longo do Rio Douro....

15/08/2007

Regresso de Férias


As férias parecem-me sempre curtas e o regresso custa sempre. Amanhã sempre vem o regresso ao trabalho que sempre promete o regresso de surpresas.

Para não deixar fotos dos filhotes (em maioria no memory card) fica aqui uma imagem de uma noite musical memorável à beira da piscina num dos dias que o Fernando Mota passou por lá. Por acaso foi mais em Ré mas deixo lá.

14/08/2007

Miguel Torga nasceu há cem anos

Orfeu Rebelde


"Orfeu rebelde, canto como sou:
Canto como um possesso
Que na casca do tempo, a canivete,
Gravasse a fúria de cada momento;
Canto, a ver se o meu canto compromete
A eternidade do meu sofrimento.

Outros, felizes, sejam os rouxinois...
Eu ergo a voz assim, num desafio:
Que o céu e a terra, pedras conjugadas
Do moinho cruel que me tritura,
Saibam que há gritos como há nortadas,
Violências famintas de ternura.

Bicho instintivo que adivinha a morte
No corpo dum poeta que a recusa,
Canto como quem usa
Os versos em legítima defesa.
Canto, sem perguntar à Musa
Se o canto é de terror ou de beleza".

13/08/2007

...e Angra do Heroísmo - Terceira (Açores)


Há algum tempo de lazer durante a nossa digressão musical pelos Açores (já estivemos nas Ilhas Terceira e São Miguel, falta ainda o Festival "Maré d' Agosto" no fim deste mês em Vila do Porto, Ilha de Santa Maria).
Nas manhãs é consensual e quase obrigatória uma passagem por uma das praias atlânticas, um óptimo aperitivo para um vigoroso almoço! Mas às vezes também há sinais de um fosso geracional: ontem à tarde a metade da banda dedicou-se à actividade radical (pelo menos para mim...) de mergulho com botija na Baía de Angra do Heroísmo.
Outros preferem praticar um turismo mais convencional, tipo passeio cultural pelas ruas deste Património Mundial da UNESCO (foto do vosso reporter em frente da Sé de Angra, clicar na imagem para saber um pouco mais sobre este monumento).
Próximos espectáculos da Kumpania Algazarra (antes da ida a Santa Maria): no sábado dia 18 em Famalicão da Serra, no domingo dia 19 na Fábrica de Pólvora (Barcarena) e no dia 21 na Praça da República em Tavira.

09/08/2007

Praia da Vitória - Terceira (Açores)


Ontem a Kumpania Algazarra deu um concerto de palco em Praia da Vitória (Ilha Terceira - Açores), incluído nas Festas da Praia. Foi a noite das marchas, por isso o nosso concerto começou com grande atraso e acabou por volta das três da manhã...
Seguem-se mais três actuações de banda móvel até sábado.
Hoje descobrimos um pequeno restaurante "Sopas e Descanso" que honra o nome em todos os aspectos. Um atendimento muito simpático, eu diria até empático, e boa comida quase a preço simbólico. Um provérbio holandês reza: "O amor passa pelo estômago". As duas donas deste restaurante perceberam isto muito bem.
(Esqueci-me do cabo USB da minha máquina fotográfica digital, indispensável para descarregamento das imagens, por isso desta vez só um postal turístico do Google)

06/08/2007

Bananas


O diário sensacionalista holandês "De Telegraaf" enriquece a nossa sabedoria com a seguinte notícia (é mesmo Verão...):
NOVA DELI (5 de Agosto) - A polícia indiana obrigou um ladrão a comer cinquenta (50) bananas. O homem tinha engolido um fio de ouro e as autoridades estavam convencidas que essa quantidade de fruta podia actuar como laxante. Tentativa em vão. Afinal foi necessária uma refeição de frango e arroz com condimentos muito picantes para recuperar o fio.
Antes o ladrão tinha negado o roubo, mas uma foto de raio X revelou a mentira.
Um pormenor escatológico que um jornal de referência como este não deixou escapar: um varredor recebeu um dólar para tirar a jóia das fezes do criminoso.

04/08/2007

CCB Fora de Si


Neste fim de semana a Kumpania Algazarra joga perto de casa: ontem, hoje e amanhã no festival "CCB Fora de Si", actuações às 14.00, 18.30 e 21.30 h ao ar livre nas praças do Centro Cultural de Belém.
Ontem, num encontro feliz com as marionetas do Tof Theâtre (Bélgica, clicar na imagem para ampliar) tocámos e dançámos uma versão da "Lambada".

Os caminhos de Deus



(imagem: Aparição de Nossa Senhora de La Salette)
O efeito do post anterior superou todas as minhas expectativas!
A minha irmã ficou contente com a imagem da "Pietà", mas quase extasiada com o site indicado http://www.marypages.com/ . É que uma das aparições marianas aí mencionadas "aconteceu" (entre aspas digo eu, até rima...) em La Salette, uma aldeia a uns 30 quilómetros de distância de Grenoble.
Daqui a três semanas o meu sobrinho, filho mais velho da minha irmã, vai começar um programa "Erasmus" em ... Grenoble! A família ajuda a fazer a mudança e a minha irmã ganhou um novo destino de peregrinação.
"Graças a ti já li bastante sobre La Salette no site, por isso: fizeste bem, estás perdoado! A tua amantíssima irmã".
Respondi por mail:
"Cara irmã, o teu perdão tira-me um fardo do coração (em holandês diz-se: "tirar um fardo do coração" em vez de "tirar um fardo das costas", acho que temos razão, R.L.). Inescrutáveis são os caminhos de Deus: se tu não tivesses reparado na caricatura irreverente (post de 27 de Julho), então se calhar não tinhas encontrado La Salette. Por isso, acho vou continuar no mesmo caminho.
Cumprimentos do teu irmão".

02/08/2007

Expiação perante a irmã


Vou seguir a recomendação do colega Rui no seu comentário ao meu post anterior, só que prefiro uma imagem da "Pietà" de Michelangelo à uma de N. S. de Fátima.
A questão é que no site http://www.marypages.com/ é referida uma dúzia de lugares com aparições de Nossa Senhora nos últimos séculos e deve haver muito mais...
Em Syracusa (Sicília) não houve aparição, aí a Madonna limitou-se a verter lágrimas, com certeza foi demasiado arriscada uma aparição "ao vivo" nas terras da Máfia.