26/02/2007

Comemoração dos 300 anos do Nascimento de Carlo Goldoni

Criadas Para Todo o Serviço
Goldoni acostumara o público veneziano a um divertimento teatral durante o Carnaval. Oferece-lhe assim mais uma comédia que é bem mais que um simples divertimento.
Era tradição na Veneza do século XVIII dar um dia de folga aos empregados domésticos para que gozassem em liberdade esta inversão da ordem estabelecida. E os amos divertiam-se simultaneamente em bela convivência.
Aproveitando essa liberdade os criados vestem-se como os amos não só por envergarem o guarda- roupa que subtraíram à sua vigilância, mas porque lhes imitam os comportamentos.
Todos se preparam para o Carnaval disputando parceiros e perspectivas de divertimento, fortuna e prazer. E o grande comércio com a troca de favores inicia-se num mercado onde tudo acaba por ser moeda de troca, onde tudo se pode vender ou comprar.
Os patrões, por seu lado, mobilizam os favores e a cumplicidade dos criados para os colocar ao serviço dos seus amores inconfessáveis, os seus pequenos vícios, as suas pequenas necessidades materiais, que podem ir desde um anel valioso a um empréstimo de dinheiro para o jogo ou um simples prato de sopa.
No Carnaval forças estranhas são postas em jogo libertando impulsos recalcados e instintos que não são tão visíveis noutras alturas.
A vida privada vai-se tornando pública, o espaço privado vai-se alargando até se tornar a praça onde todas as nossas misérias e segredos se denunciam, como se o Carnaval e a sua inversão da ordem nos julgassem e nos punisse.
.
tradução JOSÉ COLAÇO BARREIROS / encenação JOSÉ PEIXOTO / cenografia ACÁCIO CARVALHO / figurinos MANUELA BRONZE / música RUI REBELO / desenho de luz CARLOS GONÇALVES / coreografia KOT KOTECKI
.
COM
SÍLVIA FILIPE, JORGE SILVA, ELSA VALENTIM, DIANA COSTA E SILVA, ANGELA RIBEIRO, DAVID PEREIRA BASTOS, PATRÍCIA ANDRÉ, LEONOR CABRAL, LUÍS BARROS, CARLOS QUEIRÓS, RICARDO ALVES, TIAGO MATEUS e CARLA CARREIRO MENDES.
.
Co-produção Teatro Nacional D. Maria II / CENDREV / Teatro dos Aloés
De 1 a 4 de Março - Teatro Garcia de Resende
De 8 a 14 de Março - Teatro da Politécnica
De 21 de Março a 1 de Abril - Recreios da Amadora

Sem comentários: