Hoje fui aos "Dias da Música" no CCB, mas acabei por passar mais tempo na fantástica exposição de imagens "Arquivo Universal" (a não perder, ainda até ao dia 3 de Maio).
Para mim a obra prima é o documentário "Misère au Borinage" (1933) sobre a vida miserável dos operários na região mineira de Borinage (Bélgica) e a sua luta contra as autoridades durante a grande greve de 1932 .
Foi um dos primeiros grandes documentários sociais de Joris Ivens, em colaboração com Henri Storck.
Uma cópia algo defeituosa (às vezes falta parte das legendas em francês/holandês, mesmo assim vale a pena) a ver em: http://www.blinkx.com/video/documentaire-la-misere-au-bori-mpg/U1kpHX7oZJBSJXZYeilUCw .
Mais sobre o cineasta holandês Joris Ivens em http://en.wikipedia.org/wiki/Joris_Ivens
3 comentários:
Por isso, caro Rui e Fernando, fascinado pela exposição não me lembrei de verificar se vocês estavam lá para o tal brinde (mas a confusão no CCB também foi grande, como sempre nesses dias).
Vocês vão para o aniversário do Teatro Comuna na quinta feira dia 30 à noite?
(P.S. o concerto de Viktor Kopatchinsky num cimbalão de 120 anos foi muito bom!)
Completamente de acordo, Rini.
Grande documentário, o "Borinage", do maior documentarista holandês de sempre. Vi-o na Filmmuseum de Amsterdão, aquando de uma retrospectiva da obra do Ivens. Existe um catálogo do Ivens publicado pela cinemateca de Lisboa, que o próprio considerava um dos melhores jamais publicados sobre a sua obra. Aconselho-te a ires lá ver, pode ser que não esteja esgotado. Também podes tentar na Feira do Livro (pavilhão da Cinemateca) que costuma tê-lo. Abre já no próximo dia 30 de Abril...
Pois, Rui M., gostava de ter esta edição mas deve estar esgotada.
Vi que é de 1983 e no site da Cinemateca não está mencionada entre as edições disponíveis.
Se não de certeza eu já tinha descoberto o livro, todos os anos costumo vasculhar o (meio) pavilhão da Cinemateca na Feira.
Enviar um comentário