16/06/2008

As Campanhas da GALP Energia


O último post no blogue "Ali_se" (link aqui ao lado nas "Harmonias") lembrou-me um tema que já queria abordar há algum tempo: as campanhas publicitárias da GALP Energia.

Já não posso com aquele anúncio do autocarro da selecção empurrado por multidões; durante as poucas horas que tenho o televisor ligado, sou confrontado com aquelas imagens fascizantes (expressão forte mas não exagerada, acho) umas dez vezes por dia.
Agora que a euforia amainou um pouco (temporariamente, suponho) depois da primeira derrota da selecção contra a Suiça, aqui alguma "Contra-informação":
- Após 20 aumentos ao longo deste ano, no dia 6 de Junho a GALP Energia baixou o preço de um litro de gasóleo em meio cêntimo (0,005 euro), não baixou o preço da gasolina...
- Segundo um estudo do economista Eugénio Rosa, baseado nas contas da GALP referentes ao 1º trimestre de 2008, "a empresa teve nesse período um lucro extraordinário de 69 milhões de euros (ou seja um aumento de 228,6% em comparação com o mesmo período de 2007), devido à especulação do preço do petróleo no mercado internacional; os lucros totais atingiram 175 milhões".
- Em http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=151&mul_id=7060056&tipo_conteudo=826297&tipo=2&referer=1 podemos ver o "making of" do anúncio televisivo para a Campanha "GALP Milhões", outro spot com multidões de figurantes (encontrei o link no blogue "Ali_se").
Quanto custarão anúncios destes (sem falar dos prémios prometidos no anúncio)?
Sem mais comentários...

1 comentário:

Anónimo disse...

Também não percebo como Bob Dylan cedeu a sua música para esta publicidade, coisa que ele raramente faz (e nunca fez na Europa até agora). Já estou a imaginar as cenas quando ele vem fazer um concerto em Portugal em Julho no festival Oeiras Alive...