17/12/2010

Carlos Pinto Coelho (1944 - 2010)



A última intervenção televisiva de Carlos Pinto Coelho.

"Estou em estado de choque. Era um amigo extraordinário, como um familiar próximo", revela a escritora Lídia Jorge, que recorda que o fim de ‘Acontece’ causou um "desgosto sem medida" a Carlos Pinto Coelho. "A morte como jornalista e pessoa da cultura aconteceu nesse momento, foi o desmantelar do seu edifício", sublinha.

Nuno Morais Sarmento, o ministro que esteve na origem do fim de ‘Acontece’ (disse que saía mais barato pagar uma viagem à volta do Mundo a cada telespectador do programa do que o manter), reconhece que Pinto Coelho foi um "jornalista importante na área da cultura" e ‘Acontece’ "um programa inovador e de referência". Apesar disso, diz que hoje "tomaria a mesma posição". "Tanto se justificou manter durante muito tempo o programa, como se justificou acabar".


Tenho em casa um CD, infelizmente uma relíquia preciosa agora, com o registo do programa Acontece nº 234 na rádio, na primeira semana de Agosto 2003 ou seja: gravado pouco depois da decisão de Morais Sarmento de acabar com o programa "Acontece" na televisão.
Carlos dedicou quase toda a emissão à nossa saudosa Bigodes Band (http://anacruses.blogspot.com/2010_03_01_archive.html), com ampla divulgação do demo CD e entrevista animada com "piccolo capo" António Pedro.
Animicamente ele deve ter estado devastado na altura (testemunho Lídia Jorge aqui acima), mas não se nota absolutamente nada, na entrevista ele estava a transbordar de entusiasmo como sempre.
Comunicadores como ele já não há.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não deixa de ser triste e insólito que uma pessoa extremamente válida e útil à sociedade durante muitos anos e em vários aspectos acabe por ficar, em parte, ligada a uma outra que nunca deixou de ser uma mediocridade completa:

http://carvalhadas-on-line.blogspot.com/2004/01/blog-post.html

http://www.publico.pt/Política/viagem-de-morais-sarmento-a-sao-tome-custou-65200-euros_1212852

http://dossiers.publico.clix.pt/noticia.aspx?idCanal=1355&id=1207005

http://a-bomba.blogspot.com/2004/10/morais-sarmento.html

(E assim Acontece...)...Para Sempre!

Dervich