14/04/2010

Analfabetização!?


Esta noite na RTP 2 (no programa "Bairro Alto" em conversa com José Fialho Gouveia) Filipa Martins, jornalista, escritora com dois livros publicados ("Elogio do Passeio Público", prémio revelação APE e "Quanta Terra", Romance Oficial das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo) e ainda mandatária nacional da juventude da candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD em 2008, usou a palavra "analfabetização".
Eu conhecia até agora as palavras "alfabetização" e "analfabetismo".
Fiquei com curiosidade e encontrei os dois vídeos seguintes:
2) http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=35377

Analfabetização!?

8 comentários:

Joanamaro disse...

Por acaso vi o princípio do programa de ontem à noite mas entretanto mudei porque... começou a fazer-me alguma confusão o modo como esta moça fala.

Rini Luyks disse...

E não só a ti, Joana.
A menina Filipa terá sem dúvida um grande futuro na política (agora com Passos Coelho já presidente) e na comunicação social.
A mim fazem-me sempre confusão as pessoas que numa entrevista nunca precisam de reflectir, não há período de silêncio ou "eh...", sempre a resposta pronta na ponta da língua.
Aquela frase do livro premiado que a Filipa não para de citar ("Um homem entre num bar e deseja uma bebida porque não tem coragem de desejar uma mulher bonita, razão suficiente para morrer!?") remete quanto a mim para um universo "literário", algures entre o "light" e "very light", não muito distante de Margarida Rebelo Pinto. Um marco na literatura portuguesa contemporânea? Bem...

Realmente, o filho do grande pioneiro RTP Fialho Gouveia já teve convidados bem mais interessantes no "Bairro Alto"...

Maria disse...

Escritora???????
Bolas...

Vi um bocado e depois fui deliciar-me revendo o José Mário Branco no mesmo programa!

Rini Luyks disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Mota disse...

Rini,
A moça é bonita, já não é mau. De resto, ninguém é perfeito...

Rini Luyks disse...

Caro Rui M.,

- ninguém é perfeito, olho no espelho e nem sempre gosto do que vejo (mas às vezes ainda gosto...);
- a moça é bonita, mas se eu estivesse com ela no British Bar no Cais do Sodré, de certeza que desejava uma cerveja Guinness e não por falta de coragem...:)!
- viva a camarada deputada Rita Rato! (comentário post 8 de Abril)

Rui Mota disse...

Uma Guiness no British Bar? Shame on you Rini! Uma verdadeira Guiness deve beber-se no Irish Pub!

Rini Luyks disse...

Ofcourse, ofcourse, I'm so sorry, O'Gilins is the place to be!