27/06/2009

Hermitage Amsterdam





Na semana passada foi inaugurado o Hermitage Amsterdam, dependência do museu em São Petersburgo. Um antigo hospício(!) do século XVII no centro da cidade, o Amstelhof, foi totalmente remodelado, custos 40 milhões de euros.
Até 31 de Janeiro 2010 pode-se visitar a exposição "Na Corte Russa: palácio e protocolo no século XIX".
A foto aqui acima encontrei no blogue "Tempo Contado" e mostra como a minha pátria apesar da grandeza deste projecto consegue ao mesmo tempo transmitir uma imagem de imensa pequenez.
O presidente russo Medvedev esteve presente na inauguração e parte do protocolo foi uma viagem de barco pelos canais de Amsterdam. E assim vemos o Primeiro Ministro holandês Balkenende como anfitrião dar o bom exemplo e mergulhar o seu saquinho de chá em água quente. As fatias de bolo também já estão minuciosamente pré-cortadas, pois servir um bolo inteiro seria um desperdício.
40 milhões euros para o museu, mas a ceremónia de chá tinha que ser mesmo à holandesa.
Segundo o artigo no jornal Medvedev não tocou em nada: provavelmente já estava a pensar na sua viagem ao Egípto no dia seguinte, país mais pobre, mas lá pelo menos sabem tomar chá como deve ser...

3 comentários:

M.Júlia disse...

Também a mesinha do barco não dá para mais!.
Entradas a 15 euros? Bolas!
São espaços de exposição tão grandes que para se ver tudo, tem de se ir mais de uma vez

Rini Luyks disse...

Em finais de 2007 vi uma outra exposição do Hermitage, no Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa. Seria a primeira de três exposições do Hermitage em Portugal, a ideia era a criação dum pólo permanente do museu aqui. Afinal foi só um único "fogo de artifício" de despedida da outra Ministra Sinistra, Isabel Pires de Lima.
Reli agora um artigo no "Público" (19-7-2008) sobre o assunto ("googlar": "hermitage - público" e aparece o link). Claro que não houve dinheiro para um plano tão ambicioso, polémico desde o início (tantos outros museus nacionais em dificuldades e um orçamento miserável para a criação artística em geral).

Para quem não pode ir a Amsterdam ou São Petersburgo: por 15 euros está a venda o DVD do fantástico documentário "Arca Russa" de Alexander Sokurov, filmado no próprio Hermitage num único plano-sequência de 90 minutos sem cortes.

Rui Mota disse...

É o que se pode chamar uma verdadeira tarte de maçã calvinista...