20/06/2009

Matemática para idiotas?



No mês passado, Nuno Crato, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, criticou mais uma vez o facilitismo nas provas de aferição de Matemática.
Alguns professores fizeram um teste e apresentaram provas de aferição para o 6º ano do Ensino Básico aos alunos do 5º ano. Resultados: em média os alunos conseguiram responder a 70% das perguntas, pois como referiu uma professora: "para resolver os exercícios basta ter algum bom senso, não são aferidos os conteúdos específicos do 6º ano!"
Hoje o Secretário do Estado Jorge Pedreira veio dizer que essas críticas são "inaceitáveis, pois colocam em causa, com a maior leviandade, a seriedade e competência dos peritos e professores que elaboram os exames". E como cereja no bolo a própria Ministra Sinistra Malu sugere agora a possibilidade de adiar por mais dois anos o novo modelo de avaliação dos professores (e manter o actual modelo simplificado, aliás também contestadopor muitos professores).
É o Ministério da Educação já em plena campanha eleitoral, na esperança de todos os intervenientes no ensino ficarem quietos e calados, tudo em detrimento da qualidade da Educação.
(agradecimentos ao blogger "Kaos" pela imagem).

Sem comentários: