21/06/2009

Esperança para o Irão?


Zahra Rahnavard ao lado de Mir Hossein Moussavi, líderes moderados da oposição.
Para um futuro em tons menos negros e sombrios...

6 comentários:

Rui Mota disse...

Líderes moderados?

Rini Luyks disse...

Percebo, caro Rui, mas pelos vistos lá tem que ser passo a passo, pelos vistos a roupa da senhora Zahra já é muito ousada lá.
Há uns 15 anos eu tinha planos para uma grande viagem pelos países da antiga "Rota da Seda", ainda tenho uma prateleira de livros de preparação; em Amsterdam até havia uma agência ""Koning Aap " ("Rei Macaco", figura da ópera chinesa), especializada nesse tipo de viagens.
Paquistão, Kashmir, Afeganistão, Irão, as antigas repúblicas soviéticas: hoje em dia a vontade de ir para lá passou-me completamente.

Rui Rebelo disse...

Pois eu adorei Teerão. Foi uma experiência única fazer espectáculos lá. Relativamente a mudanças ou continua tudo na mesma ou os americanos tomam conta do país, como estava a acontecer antes da revolução.

Rini Luyks disse...

Pois, Rui R., mas vocês, artistas convidados do Chapitô, não tiveram direito a um tratamento privilegiado!?
Há pouco tempo vi um documentário de um repórter de televisão americano muçulmano que foi autorizado a filmar com relativa liberdade no Irão, só que no fim do filme ele acabou rezando num tapete nas costas de Ahmadinejad.
Não podemos estar a aplicar os nossos valores a outras culturas (sempre com o dedinho no ar, hábito irritante dos occidentais), mas se no Irão as alternativas se limitam a americanização ou ayatollahs, acho que prefiro refugiar-me nos romances históricos de Amin Maalouf e Gilbert Sinoué...

Silvares disse...

Infelizmente as últimas imagens televisivas não são particularmente inspiradoras. Há, decerto, uma via iraniana para sair da ditadura religiosa. A Liberdade toma a forma adequada aos diferentes locais do mundo. Terá de haver uma Liberdade Persa.

خدا disse...

کار در باره ما صحبت نمی کنم. شما نادان