26/05/2009

Jacques Brel - "Amsterdam" (1964)

Pode ser uma afirmação arriscada, mas acho que nenhum artista holandês cantou "com as tripas" sobre Amsterdam como o belga Jacques Brel.

Em 2009 faz 50 anos que saiu o seu álbum "La Valse à Mille Temps" que além da famosa "Valse", contém o inesquecível "Ne me quitte pas" ( http://www.youtube.com/watch?v=RKMqCqjixyo ).

Numa edição de Setembro 2006 a revista "Paris Match" refere que Brel criou "Amsterdam" numa casa na costa do Mediterrâneo. Um dia às seis de manhã ele revelou a letra a um amigo Fernand, quando este estava a preparar-se para apanhar peixe fresco para o almoço. Reza a história que o pescador desatou aos soluços e que só conseguiu dominar as emoções abrindo alguns ouriços-do-mar...

6 comentários:

Maria disse...

É bem possível. Este Homem arrepia qualquer um de nós, por mais preparados que estejamos...

Rini Luyks disse...

O vídeo "caseiro" de "Ne me quitte pas" (1959) bem merece um post aparte. Nas costas de Jacques Brel aparece de vez em quando o rosto do pianista Gérard Jouannest. Foi a sua primeira colaboração com o cantor e os dois ficaram juntos para sempre. Jouannest (*1933) ainda toca, vale a pena conhecer um pouco da biografia deste pianista/compositor que ficou sempre na sombra de Brel ("googlar" Jouannest - Wikipedia, por exemplo).

Rui Mota disse...

Consta que até os ouriços choraram...

Joanamaro disse...

Este homem é um marco na história da música francesa, é uma marco na história da música ocidental. E a música que é boa, é assim reconhecida. Fenomenal!

Joanamaro disse...

Muito obrigada!!
Sim, claro, la chanson des vieux amants... :)
Por acaso comecei a gostar de Jacques Brel ha relativamente pouco tempo. Mesmo que o meu pai sempre me tenha cantado a tipica "Ne pe quite pas" vezes sem conta, nunca gostei muito. Talvez seja algo que se vai adorando aos poucos.. com o passar do tempo. De qualquer forma, para mim, ha muito mais na sua musica do que esse grande hit, alias como se ve pelo seu post. :D

rui disse...

único e genial o Brel