18/04/2008

Efeito Borboleta - Edward Lorenz (1917 - 2008)


Aos 90 anos morreu o matemático e meteorologista norte-americano Edward Lorenz.
Ele ficou conhecido pelo seu trabalho no desenvolvimento da "Teoria do Caos", nomeadamente pelo chamado "Efeito Borboleta": pequenas alterações em certos sistemas dinâmicos, como por exemplo a atmosfera, podem provocar grandes alterações, mesmo a grande distância. Em 1972 ele publicou um estudo com o título: "Previsibilidade, o bater da asa de uma borboleta no Brasil pode originar um tornado em Texas?"
Em linguagem científica: Lorenz desenvolveu modelos matemáticos representando o estado de um fluido em convecção térmica, como por exemplo a atmosfera. Verificou-se que pequenas variações no estado inicial dum sistema podiam criar, no decorrer do tempo, grandes diferenças.
Uma simulação do "Efeito Borboleta" no site http://www.exploratorium.edu/complexity/java/lorenz.html. (clicar duas vezes dentro da janela branca em pontos próximos um do outro e ver o que acontece...)
Mais info (popular) científica sobre a "Teoria do Caos" em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos e http://www.bugman123.com/Fractals/Fractals.html (a coluna "Contents" tem mais imagens fantásticas!)

1 comentário:

Fábula disse...

sempre achei graça a esta teoria, faz-me lembrar a teoria das coincidências... mas que dá que pensar, dá! ;)