10/01/2008

Uma tulipa de 60.000 hectares!?


Empresas holandesas estão a construir três ilhas artificiais gigantescas em Dubai (Emirados Árabes Unidos) em forma de palmeira (ver http://en.wikipedia.org/wiki/Palm_Islands ).
"Porque não também aqui?", pensavam alguns dos meus compatriotas mais iluminados e lançaram a ideia da construção de uma ilha em forma de tulipa (what else?, diz "Nespresso" - George Clooney e digo eu também...) no Mar do Norte, ao longo da costa da Holanda, a área mais populosa do país (imagem).
O Primeiro Ministro Balkenende (aquele político com visual Harry Potter) elogiou a iniciativa.
Vantagens: mais terreno habitável e uma protecção contra as mudanças climáticas (efeito amortecedor contra as consequências do aquecimento global, grande parte da Holanda está situada abaixo do nível do mar).
Críticas: há soluções mais baratas, consequências negativas para ecossistemas, para a pesca e a navegação marítima.
Qual é a sua opinião, caro leitor!?

9 comentários:

Pedro Fiuza disse...

caro Rini!!! bom ano!!! quando é a estreia da Fábrica?

Anónimo disse...

Soluções mais baratas deve haver com certeza. Mas esta é mais bonita (desde que vista do ar, claro).

Rui Mota

Anónimo disse...

Olá Fiuza!

Bom ano para ti também.
A "Fábrica de Nada" estreia na próxima semana no Teatro Municipal de Almada e fica lá uma semana (16 até 20). Mais tarde estaremos um mês na Malaposta (14 de Fevereiro - 16 de Março).
Mando-te a grelha por mail, também há digressão para Torres Novas, Famalicão e Leiria.

Anónimo disse...

e dá para fazer um aeroporto bem comprido...

Anónimo disse...

Quanto à Ilha Tulipa, caro Rui M., apesar da beleza da vista tipo Google Earth eu vejo uma contradição nos objectivos da construção da ilha: mais terreno habitável e ao mesmo tempo uma protecção contra as mudanças climáticas, ou seja, contra futuros tsunamis e outras desgraças? Mas quem vai querer viver numa ilha assim? Percebi pelas notícias que a ideia tem para já só o apoio das camadas mais conservadoras da Holanda e estou a imaginar os cenários mais negros.
Por exemplo: um partido político em pleno crescimento na Holanda é o PVV do Sr. Geert Wilders. Os pontos fortes do seu "programa": acabar com a liberdade de religião ("travar a islamização da sociedade", como Wilders diz) e agravamento das penas de prisão.
Para este partido uma Ilha Tulipa seria uma belíssima solução: construção de estabelecimentos prisionais e bairros (a)sociais e a seguir deportação forçada de criminosos e minorias culturais para a ilha. Um tipo de mega-Alcatraz! Para este partido os diques em volta de uma ilha assim não precisavam de ser muito altos para razões óbvias...

Anónimo disse...

Que cenário mais negro! Se o Wilders algum dia chegasse ao governo - o que eu não acredito - podia sempre mandar os criminosos e os muçulmanos para Texel. Já sobre os maremotos e se o Al Gore tem razão, é melhor viver em Arnhem...

Anónimo disse...

Cenário negríssimo de facto, nós holandeses somos assim (às vezes), temos um provérbio "een gewaarschuwd man telt voor twee" (homem avisado vale por dois). Mas também não acredito que venha a acontecer. Na Holanda a manta colorida da sociedade multicultural é uma realidade, apesar de fenómenos como Wilders c.s.

xistosa, josé torres disse...

A solução mais barata:
Meter uns elevadores hidráulicos no sub-solo e elevar todo o país!

Anónimo disse...

Não sabia que as alterações climáticas tambem provocavam tsunamis.
Boa ideia a da Tulipa, por mim podiam era fazer uma ilha em Pofertjjes que a comia toda, isso é que era um viva à doçaria holandesa!!!

Tirano de Siracusa