29/01/2008

Berlin Alexanderplatz (Rainer Werner Fassbinder, 1980)

Logo depois do nosso almoço anacrúsico da semana passada vi na FNAC a apresentação do DVD (edição remasterizada) da série televisiva "Berlin Alexanderplatz", para mim a obra máxima do realizador alemão Rainer Werner Fassbinder. É uma adaptação cinematográfica de um romance de Alfred Döblin de 1929 (o livro foi publicado em portugues pela editora Dom Quixote). Retrata a classe operária e o submundo no Berlim dos anos '20, protagonista é Franz Biberkopf (papel magnífico de Günter Lamprecht), participações de outros grandes actores e actrizes "fétiches" de Fassbinder: Hanna Schygulla, Barbara Sukowa, Gottfried John, Elisabeth Trissenaar, Brigitte Mira, música de Peer Raben.

Aqui os primeiros minutos do primeiro episódio, onde Biberkopf sai da prisão depois de cumprir quatro anos por homicídio.

Um curto comentário do realizador em http://www.youtube.com/watch?v=OLgNkvtovV4.

Mais info no site: http://en.wikipedia.org/wiki/Berlin_Alexanderplatz_%28television%29

3 comentários:

Anónimo disse...

São obras primas os filmes do Fassbinder.

Dá para fomentar a curiosidade...

Rui Mota disse...

Ola Rini,

Nao sei se é a "obra prima" do Fassbinder, mas lembro-me de ter passado semanas literalmente colado à televisão, quando a VPRO transmitiu esta fantástica série na Holanda. Também a Cinemateca Portuguesa dedicou, o ano passado, um ciclo ao Fassbinder. Agora ja podemos comprar os DVDs. Melhor ainda.

Anónimo disse...

Também eu, caro Rui M., vi a primeira emissão desta série na Holanda no Outono de 1980, provavelmente estreada simultaneamente pela VPRO na Holanda e a WDR na Alemanha. Ainda não conhecia o Fassbinder, no meu cantinho da Holanda não houve cinemateca (ou "Filmhuis").
Aliás, neste mês outra vez na Cinemateca Portuguesa, entre 11 e 16 de Fevereiro.