12/04/2011

Faz hoje 50 anos

Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço.

3 comentários:

Maria disse...

xiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!
tô velha!
que passo ENORME deu a Humanidade!

:)

Anónimo disse...

"A Terra é azul...e é linda!"

Hoje em dia, 80% dos jovens russos pensa ter sido um norte-americano o primeiro homem no espaço…

Não obstante os antigos programas de exploração espacial tivessem sido desenvolvidos num clima de competição militar e de prestígio nacional, contribuíram para o avanço do conhecimento em inúmeros domínios tecnológicos e científicos.

"Podemos debater a viagem da Vostok-1 como apenas um fruto de uma guerra política entre dois blocos antagónicos e acima de tudo mais uma vitória de um sistema, mas esses 106 minutos de Gagarin são daqueles pontos e momentos da História que nos devem unir como espécie a caminho de um futuro melhor." (Boletim, "Em Órbita")

Hoje em dia, mesmo com os meios técnicos actualmente disponíveis e com o desenvolvimento económico global verificado nos últimos 50 anos, nenhum país tem um programa coerente de exploração espacial a médio/longo prazo.
Há 50 anos atrás havia a Guerra Fria, a ameaça da guerra nuclear, o obscurantismo e a falta de direitos humanos, mas havia a esperança ou, pelo menos, a ilusão na chegada de dias melhores através dos exemplos de uns quantos heróis.
Hoje em dia, temos guerras dispersas pelo globo, temos terrorismo, fundamentalismo, crise global e… praticamente nenhum exemplo que nos convença existirem razões para ter esperança no futuro!

Convinha reflectir nesta realidade!

Dervich

Rini Luyks disse...

"No More Heroes Anymore" - The Stranglers (1977!), Anacruses, post 11 de Fevereiro 2011.