17/01/2011

"O Senhor Puntila e o seu criado Matti" no Teatro Aberto

Muito bom hoje na RTP 2 o documentário "Brecht - livre acesso" de Rui Pedro Tendinha, "anti-making of" da peça "Senhor Puntila e o seu criado Matti" de Bertolt Brecht, ainda em cena no Teatro Aberto até dia 30 de Janeiro.
http://www.teatroaberto.com/index2.php?lg=1&idmenu=8&idsubmenu=20

Sinopse

Puntila, um proprietário rural que aprecia demasiado a bebida, sofre de dupla personalidade: quando está sóbrio é arrogante e egocêntrico, quando está ébrio é fraternal e compassivo. Oscilando entre ambos os extremos, surpreende e confunde tudo e todos, amigos, desconhecidos e subordinados, em especial Matti, o seu motorista e confidente.
Escrita em 1940, durante o exílio de Brecht na Finlândia, esta peça é "uma comédia de carácter em tom popular", baseada numa comédia de enganos e em contos da escritora finlandesa Hella Wuolijoki. O tema do senhor e do servo surge tratado numa panóplia de figura e situações, impregnadas de humor e poesia. Ao som de baladas, dança-se o tango finlandês, cantam-se louvores à exuberância da natureza e aos prazeres da bebida, sabendo que, apesar do sonho da igualdade entre os homens, "a água e o azeite nunca se vão misturar".

1 comentário:

Rini Luyks disse...

Hoje fui ver a peça: grande performance de Miguel Guilherme e todo o elenco!
A carreira do espectáculo foi prolongada até finais de Fevereiro.
Muito boa também a exposição fotográfica sobre peças de Bertolt Brecht já representadas em Portugal.